sexta-feira, 21 de março de 2014

Pastoral da Mulher de BH orienta sobre os benefícios e serviços da Previdência Social


A Pastoral da Mulher- Unidade Oblata em MG- promoveu ontem uma palestra de Mário Borges do Amaral, Coordenador do Programa de Educação Previdenciária do INSS  às mulheres acompanhadas por nossa Entidade,  um segmento da sociedade que em sua grande maioria, não possui nenhuma cobertura social, porque desconhece a forma que pode contribuir.


Na palestra organizada por nossa assistente social, Viviane Nunes, trinta e cinco mulheres receberam informações gerais sobre a Previdência Social, como por exemplo, os diversos tipos de benefícios e serviços oferecidos. Elas foram orientadas a respeito das vantagens da filiação ao INSS.  

Elas podem inscrever-se como autônomas e pagarem a contribuição, sem revelar a sua fonte de renda. Nas perguntas e comentários das participantes  ficou clara a necessidade de começar a se preocupar com o futuro e saber que pode garantir sua aposentadoria com o pagamento da contribuição para o INSS.


Além da aposentadoria, as mulheres que se filiarem ao INSS também terão direito a receber outros benefícios previdenciários, como salário-maternidade, auxílio-doença e auxílio-doença. Neste caso  a “mulher da batalha” filiada ao INSS que não possa por motivo de doença (por exemplo uma DST) continuar exercendo a atividade que habitualmente exercia,  o INSS será obrigado a lhe pagar o beneficio de auxilio doença, popularmente conhecido como encosto.

Nenhum comentário: