terça-feira, 7 de maio de 2013

JMJ: palco no qual Papa ficará é local de prostituição




A praça do Lido, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, na qual papa Francisco irá assistir à encenação da Via-Sacra durante sua visita ao Brasil pela Jornada Mundial da Juventude, em julho, é trecho do principal ponto de prostituição da cidade.

Naquele pedaço da orla, um trecho do calçadão é hoje o principal ponto de prostituição do bairro. Recebe não só adeptos do turismo sexual na cidade, como “órfãos” da boate Help, casa noturna de Copacabana que concentrava garotas de programa e foi fechada em janeiro de 2010.
Além disso, durante o dia, o jornal O Globo aponta que a região da praça é abrigo a céu aberto de moradores de rua e ponto de venda de drogas.
O principal ponto de prostituição do bairro fica no calçadão, na esquina com a Ronald de Carvalho. Naquele trecho, no número 1.424 da Atlântica, funciona o Bar Balcony, licenciado pela prefeitura para funcionar como restaurante. Apesar de o Código de Posturas proibir o funcionamento de bares em prédios residenciais (como é o caso) entre 1h e 5h e das recorrentes notificações, o Balcony está aberto 24 horas por dia, inclusive com música ao vivo. Seu público é eclético. Pelo menos 40 frequentadores da casa estão na mira de um inquérito sobre exploração sexual de menores, aberto pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav). Os agentes investigam uma rede de bares, hotéis e taxistas que promove o turismo sexual envolvendo menores.
— Durante as investigações, policiais se passaram por turistas. Muitas menores confessaram que usavam documentos falsos para trabalhar como maiores. Estamos investigando para saber se houve conivência dos estabelecimentos ou de turistas. No Balcony, apreendemos computador e documentos — conta o delegado Marcello Braga.
No entanto, o jornal lembra que a região é rodeada por prédios luxuosos e próximo ao hotel Copacabana Palace, ponto tradicional do Rio de Janeiro.

O delegado Marcello Braga afirma que a praça faz esquina com o principal ponto de prostituição do bairro e que há inúmeras investigações de agenciamento de prostitutas e turismo sexual de menores envolvendo donos de bares e frequentadores de casas noturnas.

O papa Francisco correrá o risco de se deparar com atitudes e situações indesejadas, já que o delegado afirma que roubos são frequentes.

“Essa região vive extremos. De manhã é um oásis. Mas, quando chega a noite e a madrugada, é um inferno”, conta um morador da região.


Nenhum comentário: