terça-feira, 2 de abril de 2013

Cinquenta tons de cinza ou seria suficiente um único tom de vermelho?



Isabel C. Brandão
Psicologa na Pastoral da Mulher de BH

Faz grande sucesso, especialmente entre as mulheres, a história de Anastasia Steele, jovem ingênua e inexperiente e Christian Grey, jovem milionário (grande e raro feito para sua idade) muito belo, sedutor, controlador e desejoso de prazeres extravagantes. Ambos protagonistas da saga Cinquenta tons de Cinza.

De imediato percebemos uma hierarquia de poderes onde, para variar, a mulher está em desvantagem. E é óbvio que Ana cederá aos encantos de Christian ainda que muitas vezes seja humilhada nesta relação.
Cabe perguntar o que faz a mulher se submeter a relações humilhantes, desrespeitosas em troca de migalhas?
Historicamente há uma domesticação do corpo feminino. Este é e foi sempre um corpo mais sofrido que o corpo masculino. Sua função está predeterminada por sua condição biológica: um corpo para reproduzir, servir e dar prazer ao outro. Esta armadilha foi construída em base as exigências da maternidade: gestar e cuidar. Que estranhamente constrói um imaginário de que o corpo feminino é frágil e inferior ao masculino.  Esta condição está simbolicamente expressa nas características dos protagonistas do livro Cinquenta tons de cinza e na relação que estes estabelecem entre si.
Outra questão para refletir: a sexualidade humana.
Não existe uma “norma natural” para a sexualidade. Basta pensar nos casos de assédio sexual, incestos, violência e estupros. Olhamos com repugnância e consideramos como desvio patológico tais condutas que cada vez mais se tornam tão corriqueiras. Contudo, estas confirmam que somos dominados por uma pulsão, que extrapola a noção de instinto (entendido como comportamento hereditariamente fixado, próprio de uma espécie animal que se repete sem alterações) e envereda pelos caminhos do inconsciente. A pulsão está no campo do desvio, não está atrelada tão somente à função sexual reprodutiva. Vale dizer que, nesta perspectiva, nem sempre escolhemos o melhor para nós ou para as pessoas que amamos. Paradoxalmente há prazer na dor e no desprazer. Relações sadomasoquistas, onde a mulher se submete às exigências do outro, podem expressar a pouca liberdade de expressão de sua sexualidade  imposta às mulheres. Valorizar o sofrimento para agradar ao outro, mais que chicotes e algemas explicita uma relação de poder onde um se impõe ao outro.
A ocidentalização propõe um modelo de felicidade e bem-estar baseado no consumo desenfreado. Isto vale inclusive para a sexualidade. Há um modelo de prazer imposto onde é proibido não sentir prazer. Mas o prazer sexual tem seus  (des)caminhos. Ele exige encantamentos que técnicas sexuais de busca de prazer, por si só não podem oferecer. Nem sempre quando se diz sexo se deseja sexo. Há o que podemos chamar de beleza (al)química que faz com que um corpo vibre diante de outro corpo. E isto é suficiente para transformar cinquenta tons de cinza em um único tom de vermelho. Mais do que se saber objeto de desejo para o outro o que nossa humanidade deseja é afeto, companheirismo e cumplicidade.
Sexo e amor andam em trilhos paralelos que podem ao final não terminar na mesma estação.Um pretende chegar a um lugar de vazio, satisfação, situação análoga a morte onde não seja mais necessário desejar. Em vez de prazer, gozo, onde o erotismo se expressa no sofrimento e na dor, inclusive física que pode se realizar nos excessos. Quem já não se viu diante de uma geladeira repleta de guloseimas e depois de devorar todas continuar com a sensação de que ainda não comeu o que queria?
Por outro lado, o amor se alimenta de pequenos sinais, cheiros, cores, restos de palavras, doses homeopáticas que produzem indescritível sensação de alegria, andar nas nuvens. No fundo o que queremos é ser para o outro, existir nele como ele existe em nós.  Os poetas sabem bem desvelar estes véus de encantamento. Como explicar o que acontece quando amamos? Difícil explicar. Sabemos, porém, que exige parceria, cumplicidade e perseverança, pois de trata de uma conquista. Certamente também é dor prazerosa, mas ao contrário da outra que traz sensação de vazio, esta nos plenifica.

Nenhum comentário: