No mês de março, rememoram-se as lutas das mulheres por seus direitos políticos, sociais e econômicos e comemoram-se as suas conquistas. Porém, passado o dia 08 de março e suas comemorações parece haver um esquecimento de parte da população de que ainda há muito a ser conquistado.
A dignidade e a garantia de direitos para as mulheres ainda estão longe de serem plenas. Ainda há muito a superar. Aqui, no entanto, nos restringiremos a abordar algumas questões relacionadas com a violência doméstica contra as mulheres. Essa talvez seja uma das questões que mais evidenciem a continuidade da influência do patriarcalismo, mesmo na sociedade do século XXI. Além de apresentar alguns dados e experiências relacionadas com esse tema, queremos dar algumas sugestões de como as igrejas podem contribuir para transformar essa situação.
Dados da realidade
Quando moramos em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, tivemos o privilégio de trabalhar com as Promotoras Legais Populares- PLPs, capacitadas pelo Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria - CECA. Essas mulheres estão geralmente engajadas em algum movimento popular; algumas são líderes de comunidades eclesiais. Para realizar o trabalho voluntário de PLP, essas mulheres recebem uma formação em direitos humanos, especialmente em direitos das mulheres e legislação. Depois dessa formação, atuam na prevenção à violência doméstica e no acompanhamento de pessoas que sofrem esse tipo de violência.
Muitas PLPs são oriundas de igrejas, onde desenvolvem trabalhos junto a grupos de mulheres. Na medida em que recebiam a capacitação no curso de PLPs, começaram a apontar algumas questões intrigantes relacionadas à participação das mulheres nas igrejas. Elas apontavam aspectos como:
- Constataram também o despreparo de lideranças eclesiásticas (pastores, padres e até mesmo pastoras) para lidar com uma mulher em situação de violência. Em muitos casos, o discurso utilizado é o de que cabe à mulher garantir a unidade da família. Por isto a liderança aconselha que a mulher seja compreensiva com o seu companheiro, se esforce para ser boa esposa e boa mãe, mesmo que, em alguns casos, isso signifique suportar diversas formas de violência.
As observações das PLPs não são meras constatações ocasionais, mas refletem a situação atual da violência contra as mulheres nos seus mais variados aspectos: doméstica, física, sexual, psicológica, econômica, moral e institucional. Seguem alguns dados estatísticos:
- Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência é a maior causa de morte de mulheres entre 16 e 44 anos. [1]
- Segundo dados do Conselho Europeu, divulgado pela Anistia Internacional, a violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos; ela mata mais do que câncer e acidentes de trânsito.[2]
- No Brasil, 2,1 milhões de mulheres são espancadas por ano, 5.800 por dia, 243 por hora, quatro por minuto e uma a cada 15 segundos.[3]
Onde estão essas mulheres? Quem são elas? Nossa tendência é imaginar que são mulheres muito distantes de nós. Lembramos de alguns casos que vimos pela televisão e podemos até citar alguns nomes. Mas os dados estatísticos nos levam a ter que admitir que muitas delas estão sentadas nos bancos das nossas igrejas, escondendo a mancha roxa do braço, inventando uma desculpa para o olho machucado ou escondendo hematomas, cicatrizes e tristezas com maquiagem forte, sentindo terríveis dores de cabeça e sofrendo de insônia. Estão doentes de corpo e de alma e estão pedindo socorro em silêncio.
A postura que as igrejas poderiam assumir diante da violência contra a mulher
A história da Igreja nos revela que a instituição eclesiástica, enquanto organização histórica e politicamente posicionada, muito contribuiu para justificar e legitimar a submissão da mulher ao homem. A Bíblia, infelizmente, foi um dos instrumentos utilizados para esse fim. Muitos textos foram lidos de maneira fundamentalista para legitimar ideologicamente determinadas formas de relações sociais e interpessoais. Ainda hoje, não são raras as reflexões que destacam unilateralmente os textos bíblicos que falam da submissão da mulher ao marido. Esses textos, lidos de maneira descontextualizada e fundamentalista, são utilizados para reforçar a imagem de que uma boa mulher é aquela que se doa e se dedica única e exclusivamente à família. Uma mulher exemplar é aquela que não tem autonomia nem sonhos nem desejos. Como exemplo dessa afirmação trazemos "Os dez mandamentos da esposa sábia[4]", escritos por um pastor que não identifica a sua denominação. Cada preceito é fundamentado com versículos bíblicos. Segundo esse "decálogo", cabe à esposa:
•1. Ser sempre zelosa (Pv 31.27);
•2. Estar sempre pronta para receber o esposo (Pv 18.22);
•3. Dar honra ao esposo (Ec 1.20 [Sic!] Pv 31.23);
•4. Ser sempre econômica (Pv 14.1);
•5. Sempre mostrar um sorriso confiante (Pv 31.11);
•6. Sempre conhecer o orçamento do esposo (Pv 31.27);
•7. Sempre revelar ao marido os fatos do dia (1 Tm 3.11);
•8. Na ausência do marido, não assumir nenhum compromisso (Pv 31.11 -12);
•9. Na medida do possível, fazer a refeição que o esposo gosta (Gn 27.4);
•10. Sempre compreender o seu esposo, ainda que ele tenha algumas falhas (Pv 31.28-29).
Porém, se, por um lado, há textos utilizados para legitimar e reafirmar a submissão da mulher, existem, por outro lado, muitos textos bíblicos que mostram como Deus agiu na história para libertar mulheres e homens de situações de opressão e de morte, como no caso da mulher adúltera (João 8.1-11) e da cura de uma jovem adivinhadora explorada pelos patrões (At 16,16-18). Por outro lado, há inúmeras histórias de mulheres que exerceram papel de liderança, por exemplo, no Antigo Testamento, as parteiras do Egito (Ex 1.15-22), Zípora (Ex 4,24-26), a profetisa Débora (Jz 5s), as filhas de Zelofeade (Nm 27), e, no Novo Testamento, entre outras, as histórias de Lídia, a primeira pessoa com quem o apóstolo Paulo entrou em contato na Macedônia e que abrigou em sua casa a primeira comunidade paulina em solo europeu (At 16.11-15,40), e de Priscila, que, com seu marido, fez o trabalho de edificação da comunidade de Éfeso (At 18.18-19,26).
A partir disso, conclui-se que a primeira atitude das igrejas com vistas a contribuir para a superação da violência contra a mulher é a de revisar e atualizar sua teologia para detectar discursos e linguagens patriarcais e sexistas.
Um segundo aspecto a considerar é que, mesmo quando igrejas ordenam mulheres ao pastorado, as pastoras nem sempre têm as mesmas condições de trabalho que seus colegas pastores. Há pastoras que receberam, de suas igrejas, propostas para o exercício de um "pastorado voluntário", já que, por serem casadas, poderiam abrir mão de seu salário de obreira. Em alguns casos, a ordenação de mulheres é utilizada apenas para mostrar quão aberta é uma igreja.
Em terceiro lugar, deve-se começar a tornar públicos os casos de violência que acontecem em nossa volta. Lembremos de Tamar, que, após ser violentada pelo irmão, rasgou suas vestes e colocou as mãos na cabeça em sinal de luto e saiu gritando para desmascarar o filho do rei e tornar pública a sua vergonha (2Sm 13.19). Deve-se acabar com a ilusão de que matrimônio cristão é um matrimônio perfeito. Também matrimônios cristãos estão sujeitos ao pecado e somente a confissão do pecado pode conduzir ao perdão e à reconciliação.
Básico é reconhecer que todo e qualquer tipo de violência é um atentado contra a dignidade humana e um insulto contra Deus, pois também a mulher é "imagem de Deus".
Seguem algumas dicas práticas para as comunidades:
•Oferecer espaços seguros onde mulheres que sofrem violência possam buscar apoio, acolhida e orientação;
•Criar espaços educativos sobre prevenção e combate à violência de gênero;
•Fazer parceria com organizações que trabalham contra a violência de gênero;
•Capacitar sua liderança através de estudos da temática da violência sexista sob a ótica das diversas abordagens, bíblica, teológica, antropológica e sociológica;
•Não permitir o uso de textos ou linguagem que legitimem qualquer tipo de violência contra a mulher;
•"Meter a colher" sempre que estiver diante de qualquer tipo de violência;
•Participar de espaços de discussão ou reflexão sobre a questão;
•Conhecer organizações de atendimento e apoio a pessoas em situação de violência;
•Conhecer e divulgar a rede de serviços do município que atendem mulheres que sofrem violência;
•Encaminhar e se preciso acompanhar vítimas de violência para que façam a denúncia
O sistema capitalista procura, diariamente, através de propagandas, textos pseudolibertadores, reafirmar a imagem da mulher como terna, romântica, boa consumidora, sensível, mimada e mãe zeloza. Aliás, a maternidade tem sido profundamente exaltada nos últimos tempos maquiando com roupagem moderna o discurso de que a função da mulher é a da reprodução. Interessante que estas versões que se apresentam para elevar a imagem da mulher aumentam numericamente justamente quando as mulheres passam a lentamente ocupar espaços e cargos importantes na sociedade e nas igrejas. Talvez seja um meio do sistema patriarcalista minimizar as consequências das conquistas das mulheres resultantes de séculos de luta.
No entanto, mesmo que se queira passar uma imagem de que vivemos em uma sociedade cada vez mais inclusiva, os dados estatísticos falam por si: ainda há muitas mulheres expostas a todo tipo de violência, ainda há mulheres sendo oprimidas e homens achando que mulheres são propriedades, e lamentavelmente muitas religiões continuam ensinando que as mulheres devem ser submissas a seus pais, irmãos e maridos. Enquanto perdurar essa situação, o 8 de março será também um dia de protesto e sinal de continuidade de nossa luta!
Bibliografia
- Autores diversos. A Bíblia e as mulheres. Série A Palavra na Vida, nº 16, CEBI, 1989.
- BENCKE, Romi; CORNAGLIA, Graciela, MOTA, Sônia; VIAU, Sandra. Tramando contra a violência de Gênero. CECA. São Leopoldo, 2007.
- CORNAGLIA, Graciela Patrícia. Org. Cartilha de Prevenção à violência contra as mulheres. CECA, São Leopoldo, 2010
- PEREIRA, Nancy Cardoso. Maria vai com as outras- mulheres libertárias libertadoras da Bíblia. Série A Palavra na Vida, nº 114, CEBI, São Leopoldo, 1997
_______________________. Remover pedras, plantar roseiras, fazer doces. Por um ecossocialismo feminista. CEBI, São Leopoldo, 2009
de Souza, Sandra Duarte. Org. Gênero e Religiões no Brasil: ensaios feministas. UMESP, São bernrdo do Campo, 2006.
Site eletrônico: http://www.estudosgospel.com.br/os-dez-mandamentos-da-esposa
[1] OMS. Informe sobre Violência e Saúde 2002. disponível em HTTP://copodeleite.rits.org.br/apc-aa-patriciagalvao/home/dadospesquisas.shtml
[2] Relatório da Anistia Internacional disponível em: http://cozinhadamatilde.com.br/2009/11/longa-vida-a-las-mariposas/
[3] Fundação Perseu Abramo. Violência contra a mulher, disponível em http/200.130.7.5/spmu/docs/pesq_violênciacontraamulher.pdf
[4] in http://www.estudosgospel.com.br/os-dez-mandamentos-da-esposa, acessado em 11 de novembro
Fonte: cebi
2 comentários:
Fazendo uma pesquisa sobre a violência sobre a mulher encontrei o blog e gostei do artigo. realmente a violência contra a mulger é algo real mas pouco preparo para lidar com essa situação
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