sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Pastoral da Mulher de BH presente no IV Congresso e XVIII Assembleia Nacional da Cáritas do Brasil.


Convidada por ser uma das três experiências selecionadas como finalistas do Prêmio Odair Firmino de Solidariedad, a Pastoral da Mulher de BH, na pessoa de sua Coordenadora Geral, Isabel C. Brandão Furtado, participa do IV Congresso e XVIII Assembleia da Cáritas Brasileira.

Animado pelas músicas e danças da tradição gaúcha, teve início o IV Congresso e XVIII Assembleia da Cáritas Brasileira. A abertura ocorreu o dia 09 à tarde, no Igaí Centro de Eventos, em Passo Fundo-RS. Os 350 participantes do Congresso, vindos de todo o país, dançaram, cantaram e celebraram este momento importante para a rede Cáritas.
“É muito emocionante perceber a grande rede que é a Cáritas Brasileira. Podemos afirmar que Somos Cáritas e queremos ser solidariedade neste país”, disse Cristina dos Anjos, diretora executiva da Cáritas Brasileira, na celebração de abertura do Congresso.
Durante a abertura, os inter-regionais Norte, Meio Norte, Centro Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul foram acolhidos, trazendo sementes nativas de todas as regiões do país. A história dos Congressos da Cáritas Brasileira foi contada. O primeiro foi realizado em 1999, em Fortaleza, relembrando aos participantes os momentos importantes desta caminhada.
A abertura contou com a presença de diversos convidados, como o arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Pedro Hercílio Simon; o prefeito da cidade, Airton Dipp; o bispo referencial da Cáritas do Rio Grande do Sul, Dom Danízio Klaus, e representante do governador do Estado. Além de representantes da Cepir, Agenda 21, Cáritas Alemanha, CPT, Cimi, Sociedade São Vicente de Paula, Associação de Catadores de Passo Fundo, entre outros.
Na celebração de abertura, foi lida a Parábola do Semeador, que animou todo o processo de preparação para o Congresso e Assembleia. Cristina dos Anjos ressaltou a importância da preparação que aconteceu desde o início deste ano, com a realização de encontros diocesanos, regionais, inter regionais e nacionais. “O Congresso é um ponto de chegada, porque requer todo um processo de preparação. Por outro lado, também é um ponto de partida, pois a partir daqui decidiremos os rumos para a Cáritas Brasileira nos próximos quatro anos”, afirmou.
Os participantes ainda acolheram as novas Cáritas que passam a fazer parte da rede, são elas: Cáritas Diocesana de São José dos Pinhais, no Pará; Cáritas Diocesana de Valença, no Rio de Janeiro; Cáritas Arquidiocesana de Brasília, no Distrito Federal e o novo secretariado Regional Espírito Santo.
Dom Demétrio, bispo de Jales (SP) e presidente da Cáritas Brasileira, declarou oficialmente aberto o IV Congresso e XVIII Assembleia. “Este é o momento de fortalecer nossa identidade em vista de cumprir nossa missão. A Cáritas, como um organismo da Igreja, está junto na missão de animar a ação caritativa em todas as dioceses, paróquias e comunidades”, concluiu.

Nenhum comentário: