sexta-feira, 18 de março de 2011

Órgãos da OAB/MG de defesa dos direitos da mulher lançam cartilha

Em solenidade realizada na noite da ontem (01/03), no auditório da Seccional mineira da Ordem, foi feito o lançamento oficial da cartilha “A defesa e a proteção da mulher”, editada pela Comissão OAB/Mulher em parceria com a Comissão OAB/Cidadã, com a Caixa de Assistência dos Advogados de MG, com a Associação Pastoral da Mulher Marginalizada de BH e com a Gráfica e Editora O Lutador.

Após a execução do Hino Nacional por dois militares do Corpo de Bombeiros Militar de MG, o presidente Luis Cláudio abriu o evento transferindo a direção dos trabalhos para a presidente da Comissão OAB/Mulher, Marília de Souza Pereira Santos, que apresentou a palestrante da noite, a secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires.

Esta fez um histórico do papel da mulher na sociedade ao longo do tempo, desde a antiguidade primitiva, passando pelas “masmorras da idade média”, quando foram acusadas de bruxaria e atiradas à fogueira, até à atualidade, avançando rumo a novas conquistas e à consolidação de seus legítimos direitos.

Cumprimentou a OAB pela iniciativa e lembrou que o primeiro ensaio feminista foi lançado na Inglaterra no ano de 1792, com um título semelhante ao da cartilha: “Os direitos da mulher”. Lembrou que a bandeira da Comissão OAB/Mulher é a da tutela dos direitos femininos. Ressaltou que a Organização das Nações Unidas vem acentuando e construindo uma nova ordem social, política e humana. Da mesma forma, o governo de Minas também avança no desenvolvimento das políticas voltadas para a mulher. Concluiu sublinhando que “a luta da mulher é a luta do gênero humano”.

Em seguida foram feitos agradecimentos especiais ao diretor geral da Gráfica e Editora O Lutador, padre Márcio Antônio Pacheco e à coordenadora da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, Isabel Cristina Brandão Furtado, pela contribuição que deram à concretização do projeto da Cartilha. Também fizeram uso da palavra a presidente da Comissão OAB/Mulher, Marília de Souza Pereira Santos e a chefe em exercício da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso e ao Portador de Deficiência, Margaret de Freitas Assis Rocha. Por último, o presidente Luis Cláudio agradeceu a presença de todos e convidou para o coquetel que foi servido a seguir.



Mesa

Participaram da Mesa de Honra o presidente Luis Cláudio Chaves, a secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires; a presidente da Comissão OAB/Mulher, Marília de Souza Pereira Santos; os diretores da OAB/MG: vice-presidente, Elizeu Marques de Oliveira; secretário geral, Sérgio Murilo Diniz Braga; secretária geral adjunta, Helena Delamonica; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de MG, Walter Cândido dos Santos; a chefe em exercício da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso e ao Portador de Deficiência, Margaret de Freitas Assis Rocha; a presidente da Comissão OAB/Cidadã, Marlene Alves de Almeida Silva; a defensora pública geral, Andréa Tonet; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Carmem Rocha; a presidente de honra da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Míriam Salles de Souza Lima; as representantes da bancada feminina da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, as deputadas Liza Prado, Luzia Ferreira e Maria Tereza Lara.

Fonte: http://www.oabmg.org.br/

Nenhum comentário: