quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Procedimento em casos de violência contra a mulher

Se o atendimento é hospitar, o 1º encaminhamento é o exame de corpo de delito, onde constatará todos os ematomas e lesões que se encontra no corpo, bem como sinais de violência sexual, se houver.

Pode-se também dirigir-se diretamente à delegacia e, de lá, eles encaminham as praxes médicas-hospitalares. Importante não tomar banho antes destas medidas, principalmente no caso de estupro.

O atendimento jurídico é o encaminhamento à delegacia de mulher, há também a defensoria da mulher. Os endereços em BH são:

Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher Endereço: rua Tenente Brito Melo, 353 - Barro Preto Tel.: (31) 3330-1749 / 3330-1757; e
Defensoria das Mulheres em Situação de Violência de Belo Horizonte, Rua Paracatu, 304, Barro Preto, tel. (31)3295-6757.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse esclarecimento.Curto e explicadíssimo.

Anônimo disse...

Venho por meio dessa denunciar o abuso e violência contra 2 vítimas em plena via expressa,uma senhora deficiente que deveria ser encaminhada a um hospital devido dor excessiva em coluna e um senhor idoso.Pelo que observei,quase em frente ao hospital Socor, esses 2 policiais de cor negra,enormes,dirigindo a viatura de placa HNO5473,não pararam no mesmo e como o sinal fechou, a sra abriu a porta e resolveu sair.Daí a sra começou a ser espancada pelos 2 policiais, foi algemada e foi muito torturada com pancadas na nunca e na cabeça.Até o sandália dela foi arrebentada pra que não fugisse.Tudo isso visto por milhares de pessoas que circulavam pela avenida no momento,enquanto ela gritava e chorava gritando por socorro.Creio que deve haver cãmeras no local que comprovem o caso,já que os mesmos escondiam os nomes com uma lapela do uniforme.Tentei de todas as formas,mas não consegui visualizar.Só ouvi uma comunicação para o Batalhão de Santa Tereza.
A sra pedia pedia para o pai correr enquanto apanhava,mas isso não aconteceu,porque os policiais com toda violência física e verbal colocaram as duas vítimas de qualquer jeito dentro do banco traseiro e de longe eu só conseguia ouvir os gritos.Onde estamos? Pelo que ouvi se tratam de pessoas instruídas e não bandidos que precisavam de ajuda e acabaram sendo vítimas de violência de policiais bandidos.
Denilson

Anônimo disse...

Também estou sendo vitima de agressão em casa pelo meu marido Ewerton. Ele pega uma escova e coloca na mão como uma faca e vem em minha direção.É amigos dos policiais e sei se forem chamados nada será resolvido e eu sofrerei mais agressões. Me sinto vitima de mim mesma. toalha molhada no banheiro, empurrões , apertos no pescoço para que eu reaja e ele possa alegar legítima defesa.Instrução dada pelos policiais. O que fazer em meio a tantas impunições. com medo estou e com medo continuo. acredito que isso só acabará quando eu for morta por ele ou ele me matar.

Anônimo disse...

estou com uma mulher possessiva que tudo que ela pensa: que eu estou com outras mulheres, se eu vou trabalhar e chego tarde ela ja pergunta com qual vagabunda que eu estava se eu vou no banheiro é a mesma coisa ,,tudo que eu faço não está bom prá ela.Ela não me deixa viver o negócio dela é só mulher, mulher, mulher... e nunca dei motivo pra ela ,e quando eu quero dormir ela fica me irritando colocando com certeza que se eu demorei na rua é porque eu estava com mulher, ela já simulou eu batendo nela só prá quando a policia chegar ela falar prá eles que eu havia batido nela, ela mesmo se fere ,por favor me ajudem vou acabar ficando louco se ninguém conseguir me ajudar .ps:SOCORRO 190

Anônimo disse...

sou casada ha 10 anos e de uns anos pra cá meu marido vive me agredindo verbalmente e fisicamente as vezes sinto muita raiva de mim mesma por eu não ter coragem de denuncia-lo ele me da murros no braço me chuta e eu vivo acoada com medo de falar tudo que me acontece pra polícia acho que tenho medo de prejudica-lo pq eu não o amo mais como eu amava antes dele começar a me agredir sempre com palavras e agora sempre fisicamente mas hoje em dia eu não falo mais com ele pq ele me ameaça de morte e diz que vai me tomar meus filhos que são as pessoas que mais amo na minha vida levo minha vida em funçaõ dos meus filhos estou prescisando muito conversar com pessoas que passam pelo mesmo problema que o meu eu quero me separar faz muito tempo dele mas não consigo ele tem muito ciumes de mim oque eu devo fazer?

Anônimo disse...

Moro com um bicho que, se diz homem, pois bem:Ele deixa faltar alimentação, coisas para os nossos três filhos e quando eu reclamo ele diz que é mentira, quando eu tenho condições eu compro e ele diz que não precisa de mim, mas come tudo que eu comprei. Meu pai é falecido à dois anos e para me ofender ele diz que meu pai é um desgraçado, que minha família tem todos defeitos,me manda ir embora da casa,e que se eu for não me deixa levar meus filhos, mas se eu tolero estas humilhações para estar com meus filhos.E outra a minha filha mais velha 14 anos é a que mais sofre humilhações porquê ela me defende aí ele diz você é igual a sua mãe pode ir embora com ela,e isto já está deixando ela abalada na escola, tendo notas ruins,respondendo e semana passada ela até disse ter vontade de suicidar,sem contar que os outros dois já estão revoltados com ele, mas ele consegue dobrar eles,com dinheiro.E sem contar o racismo que sofro pois sou negra,e a família dele me chama de borrão,pó de café,gorila,até parece que não sou humana por causa da minha cor, ele me esconde os bens que ele tem, acho que por medo de ter que me dar alguma coisa.Ele chama toda minha família de ladrões, lixeiros,lixo, raça ruim.Gostaria de um apoio, pois estou sem saúde, sem condições de reagir, pois se eu me separar não tenho para onde ir, pois ele me persegue e me agride. me ajude por favor.