terça-feira, 25 de abril de 2017

Delegada da Mulher fala sobre violência e machismo

Esta terça feira (25) Luísa de Oliveira Drumond, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher/DEAM de Belo Horizonte (representando à Chefe desta Divisão Especializada, Dra Danubia Helena Quadros.) participou de um bate papo com um grupo de mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher de BH.


Com uma abordagem leve e descontraída, ela relatou sua experiência na Delegacia da Mulher  e mostrou com exemplos do cotidiano o quanto o machismo ainda está enraizado na cultura brasileira. Também foram discutidas questões como feminismo, violência contra a mulher, o papel da Delegacia da Mulher e a importância da denúncia em casos de crime contra a mulher.

Destacou a necessidade de  que as mulheres fiquem atentas aos sinais, como excesso de ciúme e controle, que podem indicar uma relação doentia. Quem vive relacionamentos em que o parceiro controla a roupa, o comportamento ou o celular, deve ficar atenta.  Combater o machismo é o passo mais importante para combater a violência contra as mulheres.  Também sublinhou a necessidade de reunir  provas para a comprovação do crime, e não deixar e que o preconceito que sofrem as garotas de programa lhes condicione na hora de denunciar agressões. “Não podemos ter vergonha de denunciar, pedir ajuda e correr atrás”, ressaltou.


Em caso de dúvida sobre como buscar ajuda ou ajudar vítimas de violência doméstica, Ligue 180.

Nenhum comentário: