terça-feira, 11 de abril de 2017

A Pastoral celebra a Semana Santa


Na terça feira, dia 11 de abril, foi um dia especial para as mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher de BH ( projeto Oblata em MG), voluntários e equipe, que participaram do inicio das celebrações de semana santa, um momento forte da vida de todo povo cristão. Um  convite a fazer memória da Instituição da Eucaristia e também da celebração do Lava Pés, gesto que recorda o papel dos cristãos e da igreja: o serviço e a humildade.

A nossa sede do Cantinho da Paz, estava  preparada  conforme o sentido da celebração, com os símbolos da Ceia e do Lava-Pés:  flores, pão, vinho, uva (todos naturais), bacia, toalha, jarro com água.
Após a leitura do texto evangélico de Jo 13, 1-15 por parte da ir. Pilar,  cada uma das participantes realizou o gesto de lavar os pés das outras pessoas, imitando o gesto humilde de Jesus lavando os pés dos seus 12 discípulos. Depois, e após da leitura da instituição da eucaristia narrada em Lc 22,14-20, como na Última Ceia, quando Jesus Cristo dividiu o pão e o vinho com os apóstolos, o ato se tornou símbolo da aliança cristã, todos nós  partilhamos suco de uva e pão. O jovem jesuíta boliviano Jesus Jimenez, voluntário na nossa Entidade, interpretou Jesus Cristo.

As  diversas partes da celebração foram  conduzidas pelas agentes da Pastoral da Mulher,  Irmãs oblatas  Evelyn e Priscilla, que  incentivaram às participantes a compreender a atualizar os gestos de entrega e amor de  Deus rememorados hoje , além de esclarecer o verdadeiro sentido da morte e da ressurreição de Jesus.















Nenhum comentário: