quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Fome, pobreza e tráfico de mulheres é tema de seminário em Brasília

O objetivo é debater a realidade das mulheres e seu papel no enfrentamento da fome, pobreza, exploração e tráfico humano, propondo pistas de transformação para relações de equidade e justiça social.

No Cariri cearense, região que registrou 220 feminicídios nos últimos dez anos, segundo dados do Movimento Frentes das Mulheres do Cariri, as mulheres continuam sofrendo com a falta de medidas que combatam esse tipo de violência. Mas, a cada dia, é mais intensa a luta delas por mudanças. “As dificuldades são imensas, mas a luta por políticas públicas e por alternativas para que tenhamos vida em abundância tem muita beleza”, disse Verônica Carvalho. Segundo ela, discutir essa realidade é fundamental para fortalecer a luta contra a opressão de gênero.

Verônica é uma das participantes do Seminário Internacional Mulheres: Fome, Pobreza e Tráfico Humano, promovido pela Cáritas Brasileira, organização humanitária vinculada à Igreja Católica. A iniciativa integra a campanha internacional Uma Família Humana: Pão e Justiça para Todos, também articulada pela Cáritas e com parcerias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Pastoral da Mulher Marginalizada e da entidade norte-americana Catholic Relief Services.

Na programação do seminário estão previstas palestras, grupos de discussões e atividades culturais que buscam evidenciar a situação das mulheres na América Latina. Segundo a vice-presidenta da Cáritas Brasileira, Anadete Gonçalves, “a ideia é falar da fome, da pobreza e do tráfico, a partir de um olhar feminino, para com isso construir uma plataforma com propostas de políticas para a equidade de gênero”.

Logo na abertura do evento, a professora da Universidade de Brasília (UnB) e integrante da coordenação da Rede Ibero-Americana de Prevenção e Cidadania de Pessoas em Situação de Violação de Direitos, Maria Lúcia Leal, disse que as mulheres sofrem mais com a pobreza, mesmo quando estão inseridas no mercado de trabalho formal, onde elas trabalham mais, mas ganham menos proporcionalmente que os homens. “A pobreza tem que ser explicada pela questão das desigualdades, que precisam ser descortinadas”, defendeu.

“Para as mulheres, a realidade de carência é mais aguda, já que realizam inúmeras atividades que não são remuneradas, o que faz com que muitas vezes sejam dependentes financeiramente”, disse Maria Lúcia, para quem o cuidado da casa e da família são exemplos de atividades não pagas. Conforme a professora, é preciso entender que a pobreza está relacionada à forma de organização social e envolve, além da questão da renda, as diversas desigualdades, a exclusão social e a exposição das mulheres a situações de vulnerabilidade.

Uma dessas situações é a do tráfico de pessoas. Segundo a pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Maria de Oliveira, os últimos anos registraram aumento do tráfico de mulheres, que, de acordo com ela, têm sido levadas a migrar para fugir de situações de dominação, por causa das mudanças no mundo do trabalho, ocorridas após a crise econômica mundial ou, especialmente, devido à crescente indústria internacional do sexo, “setor da economia que mais cresceu em plena crise”, destacou.

A situação é mais comum do que se imagina, segundo a CNBB, que este ano fez do tráfico humano o tema da Campanha da Fraternidade. Participante do seminário, o representante da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner, disse que ficou “admirado com quantas pessoas nos buscavam para dar testemunhos de alguém que já foi explorada ou traficada”. Com as discussões, “eu creio que quando chega um convite para ir para o exterior, as pessoas agora ficam mais atentas e com uma cautela muito maior”, avaliou.

O seminário segue até sexta-feira (17), em Brasília. O evento também conta com a Cáritas da França e Espanha, além das secretarias de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social.


Fonte: Agência Brasil

PROGRAMAÇÃO

15 QUARTA-FEIRA
PERÍODO
O QUE
COMO
10h00
Credenciamento
Secretaria do evento – CCB
11h00
Mística
Celebração de Abertura e Integração
Apresentação da programação e informações gerais
12h00
Almoço

14h00
Mesa de Abertura
 Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, secretário Geral da CNBB, e bispo auxiliar de Brasília Dom Leonardo Ulrich Steiner

2º Representando a Secretaria Nacional de Políticas para Mulher, a secretaria executiva Dra. Maria Lourdes Brandão.

3º Representando a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional o Senhor Secretário Arnoldo de Campos

4º Representando Cáritas Espanha o Senhor Francisco Cristobal

5º Representando a Cáritas Brasileira, sua vice-presidenta Anadete Gonçalves Reis
15h00 
Colóquio de Abertura

TEMA: MULHERES E O CENÁRIO DA INVISIBILIDADE DA FOME, POBREZA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO HUMANO

Tema: As realidades das mulheres no Brasil e América Latina no contexto da Fome e da pobreza
Convidada: Maria Lúcia Leal 
Pós-Doutora pelo Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal Participa da Coordenação Colegiada da Rede Ibero-Americana (RIMA) de Prevenção e Cidadania de Pessoas (especialmente de mulheres e jovens) em Situação de Violação de Direitos, no contexto do Tráfico e da Exploração Sexual-RIMA.
Tema: O Brasil no contexto do tráfico internacional de mulheres para exploração sexual e comercial
Convidada: Márcia Maria de Oliveira
Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia ( PPGSCA/UFAM), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA / UFAM), Mestre em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidad de Huelva – Espanha), Cientista Social; Licenciada em Sociologia (UFAM), Pesquisadora do Grupo de Estudos Migratórios da Amazônia – GEMA/UFAM; pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório Social: Gênero, Política e Poder; – GEPOS/UFAM.
16h30
Lanche
17h00
Debate
Diálogo em pequenos grupos
18h30
Encerramento
19h00
Jantar 

20h00
Espaço Cultural
Apresentação de Espetáculo 
Lançamento dos livros:
“Mulheres Brasileiras na Conexão Ibérica: um estudo comparado entre migração irregular e tráfico” e “Mundo de Mundim”
21h00
Encerramento 


16 QUINTA-FEIRA
PERÍODO
O QUE
COMO
07h00
Café da manhã
08h30
Mística

9h00
Colóquio I

TEMA: CULTURA, RELIGIÕES E DESIGUALDADE DE GÊNERO 

Tema: Culturas e desigualdades de Gênero
Convidada: Hulda Stadtler
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Antropology – University of London.
Tema: Religiões e Desigualdades de Gênero
Convidada: Andrea Sánchez Ruiz
Es miembro de la Institución Teresiana, una asociación privada de fieles. Cursa la licenciatura con especialización en teología sistemática en la Universidad Católica Argentina, donde enseña, precisamente, teología. Es, además, catequista de niños, adolescentes y adultos, y profesora de enseñanza primaria en el instituto Pedro Poveda.
10h00
Debate

10h30
Intervalo
11h00
Colóquio II

TEMA: EXPLORAÇÃO, TRÁFICO HUMANO E AS MULHERES
Tema: Cooperação Internacional no enfrentamento da Exploração e o Tráfico de mulheres.
Convidada: Maria Luisa Moura
Graduada em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Goiás (1985) e mestra em Psicologia pela PUC Goiás. Atua como Assistente-tecnico/psicóloga na PUC Goiás no departamento de psicologia como assessora técnica do Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas psicológicas (CEPSI).
Tema: Cooperação Internacional no enfrentamento da Exploração e o Tráfico de mulheres.
Convidada: Paco Cristobl
Graduado em Ação Social. Responsável pelo área da Ação Social Cáritas Espanha
12h00
Debate

12h30
Almoço
14h00 às 18h30
Mini Plenárias
CENÁRIOS: REALIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Mini Plenária 01
Tema:
Tecendo Metodologias de formação para relações de equidade
Expositores: Cáritas da America Latina e Caribe e CEBI/Brasil
Mini Plenária 02
Tema:
Mobilização e organização de mulheres no enfrentamento da fome e da pobreza.
Expositores: Comunidade de Queimada Grande – BANZAÊ
Mini Plenária 03
Tema:
Experiência de Participação de Mulheres no Programa Nacional de Aquisição de Alimentos.
Expositores: Movimento Nacional de Mulheres Camponesas
Mini Plenária 04
Tema:
Mulheres Corpo, Estética e Consumo
Expositores: Salão Afro Nzinga-Cabelo e Arte
Mini Plenária 05
Tema:
Mulheres e a Economia Solidária: Ações Educativas para equidade de gênero.
Expositores: Rede Feminista de Economia Solidária

Mini Plenária 06
Tema:
Experiências de acompanhamento às mulheres vítimas de tráfico e exploração sexual no Brasil e Europa.
Expositores: Força Feminina / Cáritas França / PMM
16h00
Intervalo –Lanche
16h30 às 17h25
Retorno mini plenárias
Preparação de forma Criativa (poemas, músicas, ilustrações, encenação, fotos, cartazes, outros)
17h30 às 18h30
Apresentação das mini plenárias
Em espaço aberto do local do evento
18h40
Confraternização  
Sede da Cáritas
22h00
Encerramento

17 SEXTA-FEIRA
PERÍODO
O QUE
COMO
07h00
Café da manhã
08h30
Mística

09h00
Colóquio III

TEMA: DIREITOS HUMANOS, DIREITOS DAS MULHERES.

Tema: Marcos Legais na constituição da Democracia Brasileira e Direitos das Mulheres.
Convidada: Elisa Sardão Colares (representa a Secretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e Secretaria de Políticas para as Mulheres)
Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília e mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Analista de Políticas Sociais – atuando na Secretaria de Política para Mulheres. Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia Política, com ênfase em Pesquisa Empírica, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, cidadania, execução fiscal, acesso à justiça, gestão do judiciário e métodos de avaliação.

Tema: Programas Nacionais de fortalecimento dos Direitos das Mulheres e Desafios Legais
Convidada: Heloísa Greco Alves
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em psicanálise pela mesma Universidade e mestrado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2008), Portugal.
Tema: Ações coletivas no empoderamento das Mulheres no cenário Brasileiro
Convidada: Eleutéria Amora da Silva
Graduação em Licenciatura Plena de História pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Especialização em Politicas Públicas. Atualmente é coordenadora geral – Casa da Mulher Trabalhadora.
10:00
Debate

10:30
Intervalo
11h00
Apresentação da Campanha Mundial
Horizontes para 2015
11:20
Trabalho nas macrorregiões
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul
Grupo Internacional
12h30
Almoço
14h00
Apresentação das propostas/encaminhamentos
15h15
Encaminhamentos
Carta do Seminário
Avaliação
16h00
Celebração de Envio
16h30
Lanche e Encerramento


Nenhum comentário: