quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Exibição de vídeo documentário, debate e palestras marcam a manhã do segundo dia do Congresso Diálogos pela Liberdade

Nélio Souto

Com o tema “O que a vida fez da gente e o que a gente fez da vida” – vídeo documentário de história de vida de mulheres que passaram por experiências na prostituição e/ou o tráfico de seres humano, o Congresso Diálogos pela Liberdade, promovido pela Pastoral da Mulher de Belo Horizonte foi exibido ao público presente neste segundo dia de atividades.

Após a exibição do vídeo, Nélio Souto – Jornalista e diretor da agência que produziu o vídeo, ao lado de Isabel Brandão, psicóloga da Pastoral da Mulher de BH, que acompanhou todo o processo de gravação do documentário, relataram suas experiências de terem produzido um material riquíssimo com depoimentos fortes das mulheres inseridas no contexto da prostituição em Belo Horizonte.
Em alguns relatos das mulheres, exibidas no vídeo, mostram claramente, o envolvimento das famílias em grande parte dos motivos que as levaram a adentrar no mundo da prostituição. “Eu fui abusada durante muito tempo por meu padrasto na minha infância”, relatou uma das mulheres.
Ainda na parte da manhã, a Mesa Redonda com o tema “Pobreza, gênero, desigualdade e exploração sexual”, contou com as participações de com Patrícia Mattos - Doutora em sociologia pela Unb. Coordena o Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em Minas Gerais e Carla Bronzo - doutora em sociologia e política pela UFMG, com tese sobre a pobreza e políticas de proteção social.

Em seguida à Mesa Redonda, houve o debate com perguntas, por parte da assembleia e esclarecimentos dos palestrantes. Logo após foi encerrada, a parte da manhã, para intervalo do almoço.

O Congresso, conta no momento à tarde, com as palestras de Heloisa Grecco - Coordenadora Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Thaddeus Blanchette - professor de Antropologia, UFRJ e Flávia Teixeira - Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

Fonte: e Fotos: AssCom Instituto Oblata

Nenhum comentário: