quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Delegado machista pede desculpa a mulheres ofendidas


O delegado titular da 9ª DP (Catete), Pedro Paulo Pontes Pinho, foi destituído do cargo após criticar o efetivo feminino da Polícia Civil em seu Twitter. Ele foi substituído por uma mulher, a delegada Monique Vidal. A polêmica mensagem de Pinho dizia: "tenho 14 mulheres no meu efetivo, mas apenas uma, uma apenas, reúne talento coragem e disposição para encarar a atividade policial. E essa uma, entre 14, jovem ainda, não tem nenhum homem que a supere. A mulher quando é boa no que faz ninguém supera, mas o contrário...".


Após a repercussão do caso, o delegado postou uma mensagem para se retratar: "não fiz o menor ataque às mulheres policiais, mas uma constatação, aliás destaquei uma delas que é inseparável. Se mesmo assim, alguma mulher, especialmente policial, ficou ofendida, minhas sinceras e humildes desculpas", disse ele no microblog.


Na segunda-feira, ele escreveu que das 14 mulheres que faziam parte de sua equipe na delegacia, "uma apenas reúne talento, coragem e disposição pra encarar a atividade policial". E completou: "E essa uma, entre 14, jovem ainda, não tem nenhum homem que a supere. A mulher quando é boa no que faz ninguém supera, mas o contrário...".

Pinho ainda comentou que o motivo do 'desabafo' na rede social teria sido o fato de uma investigadora ter faltado ao trabalho. "Estava particularmente chateado com a policial que deu causa a isso tudo que faltou ao trabalho hoje mas estava aqui tweetando..." Ele se refere a Ana Maria Abdo Roale, de 48 anos, dentista, há três anos na polícia. O estágio probatório de Ana Maria havia terminado, e, segundo afirma a policial, esta foi a primeira falta. Mas o delegado não a poupou: "27 anos de profissão, servindo a sociedade com honradez, e sou 'derrubado' p/ uma policial que falta ao serviço p/ ficar 'gazeteando' no TT (twitter)".

Saída - A chefia da Polícia Civil, sob responsabilidade de uma mulher, Martha Rocha, também não poupou o delegado. Pedro Paulo Pontes Pinho foi exonerado do cargo e substituído - que ironia! - por uma mulher: a delegada Monique Vidal, que inspirou o papel de Giovanna Antonelli na novela Salve Jorge. Na nota oficial em que anuncia a substituição do titular da 9ª DP, a Polícia Civil afirma que "o delegado tem dificuldades em gerir os recursos humanos que lhe são disponíveis". Martha Rocha ainda determinou que a Corregedoria Interna de Polícia Civil (Coinpol) examine os posts de Pinho no Twitter durante o horário de trabalho.

Fonte: Veja

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui é um local democrático? Então meu comentário: o único crime do delegado foi expor sua opinião. Estamos substituindo o machismo pelo feminismo ferrenho. Se comentasse a insuficiência de policiais do sexo masculino, não haveria polêmica. Mas falou de incapacidade feminina...lá vem a patrulha ideológica protestar.