terça-feira, 31 de julho de 2012

Cuide-se: miomas atingem 80% das mulheres em fase reprodutiva


As visitas periódicas ao ginecologista são um desconforto para a maioria das mulheres, mas cumprir esse ritual pelo menos uma vez ao ano é ainda o melhor meio de se evitar que um mioma uterino, tipo de tumor benigno, venha a evoluir e provocar riscos à saúde.

 Apesar de ser encontrado em 80% das mulheres em idade reprodutiva, o mioma pode aparecer sem apresentar qualquer sintoma ou mesmo danos ao corpo.
O médico responsável pelo Ambulatório de Mioma Uterino da Clínica de Ginecologia do Hospital das Clínicas, Nilo Bozzini, alerta que entre 50% e 60% das portadoras do mioma podem passar a vida inteira sem saber do tumor.
"É importante, portanto, manter na rotina os exames ginecológicos e aconselha aquelas que descobrem a presença do tumor para não sofrer com a notícia.”
Há casos, segundo o especialista, em que nunca será necessário mexer no tumor, enquanto outros necessitarão de cirurgia. A histerectomia ou retirada do útero, normalmente, é uma opção adotada apenas para mulheres que já tiveram os filhos ou que já passaram da idade fértil, relatou.
 Outras vezes, tomar medicamento é suficiente para reduzir o tamanho do tumor e tornar uma possível cirurgia menos invasiva.
“Cada caso é um caso”, pontua Bozzini, para explicar que não existe nenhuma conduta básica a seguir. Caberá ao médico decidir a melhor forma de tratamento, a depender da idade da paciente, do volume, localização e evolução do tumor que se desenvolve no tecido do útero. Além do exame físico, o acompanhamento pode passar pelas etapas de uma ultrassonografia ou ressonância magnética.
 
Sintomas

Sangramento menstrual em volume acima do normal, dor na região pélvica, aumento do tamanho do abdômen, dificuldade para urinar ou evacuar e até mesmo infertilidade, são alguns deles. A doença pode estar relacionada à presença dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual.
Avanços na medicina já ocorreram, mas os estudos que avaliam se fatores genéticos podem levar à doença “ainda engatinham nesse aspecto”. Já se sabe, pelo menos, que as mulheres da raça negra são mais suscetíveis, porém as explicações para tal constatação não foram descobertas.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: