sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Projeto de lei quer proibir a prostituição na França


Uma centena de pessoas, entre elas vários trabalhadores do sexo, manifestaram nas ruas de Pariso passado  17 de dezembro, contra a projeto de lei que visa penalizar os clientes. O texto prevê penas de dois anos de prisão e multas de quase 4 mil euros.

A manifestação, organizada pelo Sindicato do Trabalho do Sexo, começou na praça Pigalle, antiga zona de prostituição da capital francesa. Segundo Cloé Navarro, representante da entidade, se os clientes forem penalizados, “as meninas vão ter trabalhar escondidas em lugares mais isolados e estão mais expostas ao perigo, pois deverão se submeter a práticas que elas não aceitam atualmente”. As associações de luta contra a Aids, que participaram da passeata, também alertam para o risco de uma queda na prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis devido à marginalização da atividade.
 O projeto de lei, apresentando na Assembléia Nacional no início do mês, pretende proteger os trabalhadores do sexo. O texto impõe penas de prisão de até dois meses e multas de 3.750 euros (cerca de 9 mil reais) aos clientes pegos em flagrante.
“Eles dizem que querem nos proteger, mas na verdade eles estão tirando o nosso sustento”, reivindicava uma das prostitutas durante o passeata. Os manifestantes também pedem o reconhecimento da atividade como uma profissão. O texto, inspirado na legislação sueca, ainda não faz parta da ordem do dia da assembleia, e não deve ser discutido antes de meados de 2012.
Fonte: Rede TV e  www.portugues.rfi.fr

Nenhum comentário: