quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ATÉ QUANDO? BASTA JÁ




Belo Horizonte tem um caso de estupro por dia


Somente no primeiro semestre deste ano, a Polícia Civil de Belo Horizonte registrou 184 casos de estupro, o que equivale a um caso por dia. Os números, que fazem parte de uma estatística da Secretaria de Defesa Social (Seds), representam um aumento de 87,75% se comparado ao registrado nesse mesmo período do ano passado, quando 98 ocorrências chegaram ao conhecimento das autoridades.
O aumento, segundo a delegada Margaret de Freitas, da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, pode estar relacionado a dois fatores: coragem das vítimas para denunciar as agressões, ou a uma mudança do Código Penal, que, desde agosto do ano passado, considera, por exemplo, o atentado violento ao pudor como crime de estupro. Além disso, antes dessa mudança, somente as mulheres eram consideradas vítimas de estupro e, hoje, com a nova legislação, os homens também fazem parte da estatística.

Sendo assim, ainda segundo a delegada, o aumento no número de casos não deve causar um alarde entre as mulheres, principais vítimas desse tipo de crime. No entanto, ela ressalta a importância de que elas fiquem em alerta para evitar situações de risco, como, por exemplo, andar sozinhas em locais ermos e perigosos.

Para a delegada, os números registrados este ano poderiam ser ainda maiores se todas as vítimas denunciassem seus agressores. “Ainda percebemos que, por medo, muitas das vítimas deixam de relatar o caso à polícia.

Fonte: http://www.otempo.com.br/

Nenhum comentário: