A máxima para um empreendedor de
sucesso é ter a coragem para apostar em algo que, até então, ninguém dava
valor. No caso da carioca Heloisa Assis, o que ela queria mostrar ao mundo era
a beleza do cabelo natural, algo impensável 20 anos atrás, quando a premissa
era "chapar" quaisquer madeixas.
"Nos anos 90, os únicos
tratamentos que existiam eram para alisar, e eu queria manter meu cabelo
natural, mas com balanço e brilho", disse. "Na minha época, o cabelo
crespo - o Black - era visto como forma de desleixo. Eu mesma alisei meus fios
para poder ser aceita em empregos, mas nunca me conformei com isso."
Não se conformar com algo que foi
imposto a ela foi, na verdade, o que desencadeou tudo o que Zica, como Heloisa
é chamada, conquistou desde então.
Empregada doméstica desde os 9
anos de idade, Zica conseguiu emprego em um salão de beleza aos 21 anos de
idade com o desejo de conhecer o próprio fio. A ideia, na época, era abrir um
estabelecimento especializado em cabelos crespos e cacheados.
Os anos passaram e o pequeno
salão de beleza de Zica virou o Instituto Beleza Natural, maior rede de salões
especializada em cabelos crespos e ondulados no País. Neste mesmo intervalo, a
ex-faxineira se tornou uma das 10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do
Brasil, de acordo com a revista americana Forbes.
O começo
Tanto prestígio, porém, não veio
do dia para a noite. Com o emprego no salão, surgiu a oportunidade de fazer um
curso para conhecer melhor os produtos de beleza. Foi quando Zica teve a ideia de
criar sua própria linha para fios crespos, testando as misturas no próprio
cabelo, e em casa.
Após dez anos de testes, Zica
conseguiu chegar à fórmula apropriada e decidiu que era hora de tocar o
negócio. Mas aí surgiu um empecilho: quem bancaria o projeto?
"Recursos financeiros eram
muito escassos. Basicamente, as economias que meus sócios Leila Velez e Rogério
Assis tinham e o dinheiro da venda de um fusca antigo do meu marido, Jair
Conde. No total, equivaleria a uns R$ 6.000 hoje."
Com o dinheiro em mãos, o
primeiro salão foi aberto no Rio de Janeiro, em 1993: o Beleza Natural.
O estabelecimento também contou
com um outro ingrediente fundamental para seu sucesso: uma técnica semelhante à
uma linha de montagem, sugerida pelos sócios de Zica, que é aplicada até hoje
em todas as lojas.
"Rogério e Leila eram
ex-funcionários do McDonald’s e trouxeram um processo completamente inovador
para a realização dos serviços, semelhante a uma linha de montagem, além da
preocupação com atendimento encantador e rígidos padrões de qualidade. Naquela
época os salões menores dedicados aos cabelos crespos e ondulados não se
apresentavam dessa forma e não demorou muito para as filas começarem a se
formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a
demanda. A expansão foi inevitável."
O ponto de virada
Segundo a empreendedora, outro
ponto de virada foi em 2005, quando a empresa fez parte da organização de apoio
a empreendedorismo e empreendedores, Endeavor, que ajudou a criar novos planos
de expansão e divulgação do Beleza Natural.
Depois da parceria, o número de
unidades pulou de cinco para 34, os colaboradores de 350 para 3.500 e os
clientes foram de 16 mil para 130 mil por mês. O número de produtos da linha
criada por Zica também aumentou de 18 para 50, incluindo novas pesquisas para o
carro-chefe da marca, o Super-Relaxante. E o salão virou instituto.
"Nosso principal diferencial
é oferecer soluções para evidenciar a beleza natural dos fios cacheados. Hoje
em dia há muitas soluções para cuidar dos cabelos cacheados, mas as opções,
normalmente, levam a cacheada ao alisamento. Outro ponto a destacar é o nosso
atendimento personalizado. Ao chegar em um dos nossos institutos, nossas
clientes passam por atendimento que é realizado por etapas onde o cabelo é
avaliado e direcionado para o tratamento mais indicado."
Após 22 anos, o Instituto Beleza
Natural possui institutos, lojas de produtos e quiosques nos estados do Rio de
Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e em Minas Gerais.
A rede também tem apresentado um
crescimento médio de 30% no faturamento anual. Todo o sucesso e expansão da
marca, no entanto, não perdeu o foco de Zica: Mulheres e homens das classes B,
C e D que têm cabelos crespos e ondulados e não desejam alisá-los, e sim
"deixá-los bonitos naturalmente, com cachos definidos e hidratados."
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"Acreditamos na nossa
proposta e fazemos essa atividade com muita paixão, sempre focando no
crescimento e aperfeiçoamento contínuos", disse Zica. "Oferecemos
tratamentos, instruções e produtos para quem tem cabelo cacheado e crespo.
Posso garantir que é possível manter este tipo de cabelo de forma prática, com
muita beleza e saúde."
Como empreendedora nata, Zica
conta que as pessoas que queiram se aventurar com o próprio negócio precisam,
antes de tudo, acreditar própria ideia.
"Acredite na sua ideia,
trabalhe duro e faça tudo com muito amor. É a minha receita para quem pensa em
empreender. As dificuldades sempre irão existir, mas se você tiver esses três
pontos firmes, o sucesso será inevitável."
Fonte: Brasil Post
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