Cervejarias costumam apelar para sexualidade
Tidos como receitas de sucesso no
passado, temas podem afastar atenção do consumidor e ser negativos para o
produto.
Repetido como mantra no passado e
ainda sendo a aposta de muitas marcas hoje em dia, a eficácia da violência e da
sexualidade nas propagandas foram questionadas por estudiosos norte-americanos.
Uma análise foi publicada no
"Psychological Bulletin", da Universidade Estadual de Ohio, nos
Estados Unidos, dizendo que quando o anúncio é sensual, o consumidor tende a
prestar mais atenção ao “formato”, esquecendo o “conteúdo” da mensagem.
O pontos mais relevante do estudo
ficou por conta dos anúncios violentos. De acordo com a análise, eles foram
classificados como os mais perigosos quando se leva em conta a recepção do
público: consumidores podem não dar atenção ao produto ou, pior ainda, vincular
a imagem violenta ao mesmo.
"Parece que os anunciantes
estão começando a entender que um conteúdo sexual ou violento nem sempre é uma
aposta recomendável", diz a conclusão do estudo.
A pesquisa, que envolveu 53
estudos e 8.498 participantes para medir a influência de sexo e violência e sua
efetividade em relação à lembrança e à intenção de compra do consumidor,
concluiu também que comerciais no intervalo de filmes e séries de TV com esse
tipo de conteúdo tem um efeito menor de “retenção” do que os comerciais
direcionados ao público em geral.
Fonte: http://economia.ig.com.br/
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