sexta-feira, 31 de julho de 2015

Diálogos pela Liberdade na Secretaria Estadual dos Direitos Humanos

Dentro das ações do Projeto Diálogos pela Liberdade, impulsionado pela Pastoral da Mulher de BH – Unidade Oblata em MG-  que promove a defesa dos direitos das mulheres que exercem a prostituição, representantes da Pastoral realizaram os primeiros contatos com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, comandada por Nilmário Miranda.

Na tarde da passada quinta feira (30) representantes da Pastoral da Mulher, acompanhados de  lideranças de Aprosmig, se reuniram na Cidade Administrativa, com  a superintendente de Autonomia Econômica e Articulação, Renata Rosa, e com a subsecretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Áurea Carolina.

Em este encontro se debateram os principais problemas que afetam às prostitutas em MG, como são a falta de segurança, sendo vitimas de frequentes agressões, a exploração econômica, o preconceito que sofrem e que dificulta o adequado atendimento em centros de saúde e delegacias da Policia, assim como a  falta de politicas públicas específicas  para elas

Entre os principais encaminhamentos da reunião podemos mencionar o apoio ao  fortalecimento das associações de prostitutas que defendam os direitos humanos ,  o acordo para promover uma maior segurança das profissionais do sexo através da  articulação com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Minas Gerais, e a firme colaboração da Secretaria Estadual na realização do Seminário “A prostituição:  uma abordagem desde os direitos humanos” promovido pela Pastoral da Mulher e que será realizado nomes de setembro. Também se determinou elaborar uma pauta mais detalhada com as principais demandas para ser abordada em uma próxima reunião com o Secretário  Estadual , Nilmário Miranda.


A Secretaria de Estado de Direitos Humanos


 A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) foi criada com a reforma administrativa do Estado de Minas Gerais, instituída em março de 2015. O papel da secretaria é planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado que visem ao fomento e ao desenvolvimento social da população, por meio das ações relativas à garantia e à promoção dos direitos humanos. Fazem parte da Sedpac as subsecretarias de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Participação Social, Políticas para as Mulheres, Promoção da Igualdade Racial e Juventude.

Nenhum comentário: