"O uniforme tem papel
simbólico relevante na medida em que hierarquiza as relações. A roupa define o
lugar de cada indivíduo, deixa claro quem manda e quem obedece, quem paga e
quem recebe, quem dá direitos e quem tem deveres". O comentário é de
Jelson Oliveira, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR,
em artigo no blog com Jota, 14-03-2016. Segundo ele, "Brasil só é
'pacífico' porque aqui, pobres, negros e outros indesejados, sabem o seu lugar.
O uniforme, por isso, continua indispensável."
Eis o artigo.
A foto de João Valadares, do
Correio Braziliense, viralizou esse final de semana nas redes sociais. A imagem
não deixa de ser emblemática. De um lado, um casal de classe média alta
(trata-se do diretor de finanças do Flamengo e sua esposa) usando camisetas
verde-amarelas anti-corrupção e, de outro, a babá negra vestida em seu uniforme
branco empurrando o carrinho com os dois filhos (também eles, apesar da pouca
idade, devidamente uniformizados anti-Dilma).
Não quero entrar no debate infrutífero
a respeito das contradições da foto, que inclui a legitimidade e as
justificativas do casal em pleno ato de dever cívico e o patrocínio de um banco
estatal ao time cujo emblema encontra-se estampado na camiseta de Cláudio e
Carolina, nem as corrupções do futebol, nem os outros uniformizados da CBF que
foram às ruas. O que me interessa é o uniforme da babá.
Quem viu o filme Que horas ela
volta?, lembra bem da importância higiênica e asséptica que o uniforme exerce
na hierarquia doméstica dos lares brasileiros. A babá Val, personificada por
Regina Casé no filme de Anna Muylaert, se confunde com a anônima da foto de
Valadares e traduz a realidade de outras tantas mulheres que, como sugeriu o
empregador, são pagas para isso e, portanto, devem agradecer por terem seus
empregos em época de crise como a nossa.
Nas redes sociais, o patrão
sugeriu que até gosta da funcionária, a qual é até tratada com dignidade e é
até mesmo livre para demitir-se caso não queira passear contra a Dilma no
domingo. Às vezes a proximidade entre a vida e a arte não é pura coincidência.
E quase sempre a vida é mais cruel do que parece – penso nas inúmeras
meninas-mulheres-quase-escravas que continuam servindo os lares brasileiros,
sem ainda acessar os mínimos direitos recentemente admitidos pela nação
escravocrata que sempre fomos.
O uniforme tem papel simbólico
relevante na medida em que hierarquiza as relações. A roupa define o lugar de
cada indivíduo, deixa claro quem manda e quem obedece, quem paga e quem recebe,
quem dá direitos e quem tem deveres. No seu ensaio de 1905, “Filosofia da
moda”, George Simmel destacou o fato de que a vestimenta, antes de ser uma
projeção de quem somos, forma e domestica nossas personalidades. Ela diz
respeito às distinções sociais e aos valores que forjam as subjetividades no
meio social.
Ela atende à nossa necessidade de
diferenciação, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. Como um
fator social, por isso, o uniforme é paradoxal: tanto diferencia quanto iguala,
na medida em que nivela as pessoas e cria estabilidade social por meio do
reconhecimento de classe. Não é por acaso que os mais pobres costumam “copiar”
o que está na moda entre as celebridades: trata-se de acessar, pela vestimenta,
o mundo glamoroso que a televisão faz entrar em seus lares diariamente e, com
isso, recusar a prisão econômica de sua própria pobreza.
O uniforme tem também, em
consequência, um fator psíquico: ele cumpre a função de adestramento das
subjetividades na medida em que dá contornos ao corpo e limita seus movimentos,
sob os olhares do outro. Uniformizados, não somos nós que expressamos nossas
identidades através da roupa; mas, ao contrário, é a roupa que ordena e demarca
quem somos. O modo como estamos vestidos define os nossos comportamentos: terno
e gravata, por exemplo, impedem movimentos bruscos e gestos alongados, que são
adequados quando estamos com roupas esportivas.
O artifício da roupa, portanto,
cobre a nudez que nos torna iguais apesar da pele e nos adapta às
circunstâncias. De branco, a moça da foto não protesta, trabalha. De branco,
ela não se diverte, trabalha. E trabalhando, de branco, ela parece mais limpa e
até mesmo um pouco invisível. Uniformizada, ela faz do branco aquilo que ele
era para os discípulos de Asclépio, o deus grego da medicina: um símbolo de
pureza espiritual que, nesse caso, torna possível a intimidade da babá na
frequentação dos ambientes domésticos (a babá, afinal, é a intrusa mais íntima
da vida familiar). De branco, assim, ela está purificada. De branco, ela reconhece
as circunstâncias e se adapta ao seu cargo. E assim, adaptada, ela é aceita
porque, afinal, “sabe” o seu lugar.
No filme, as cenas de Val com o
filho único dos patrões, são incômodas. Enquanto o menino recusa o carinho da
mãe, aceita as intimidades da babá (em francês, o título do filme insistiu
nesse aspecto: “Une Seconde Mère”). Val parece não saber o seu lugar. Mas é
Jéssica quem quebra definitivamente a norma e recusa o lugar social reservado à
filha pobre e nordestina da babá. Entra na universidade que era lugar do filho
do patrão. Banha-se na piscina. Quer ser hóspede e não empregada. Cria
conflitos. Enerva as antigas relações.
Na foto, a babá negra veste a sua
“segunda pele” (conforme a feliz expressão de Marshal McLuhan) como um adendo
quase desnecessário diante da primeira pele negra, para a qual a pátria cuidou
de garantir, desde 1850, quando da primeira Lei de Terras, um lugar apropriado:
a senzala, os mocambos, as favelas, o porão, a cozinha, o quarto de empregada,
a traseira do carrinho de bebês. Lendo-se ao inverso: não o aeroporto, o
shopping, a mesma manicure, a mesma universidade. Não. Nunca. Afinal, o Brasil
só é "pacífico" porque aqui, pobres, negros e outros indesejados,
sabem o seu lugar. O uniforme, por isso, continua indispensável.
Fonte: Ihu
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