O Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (Conar) orientou que a marca de cervejas
Itaipava retire dois cartazes publicitários de circulação por considerar que
houve apelo excessivo à sensualidade. A decisão sobre a campanha "Itaipava
100%" foi publicada na quinta-feira, 11, pela entidade. A empresa ainda
pode apresentar recurso.
Protagonizada pela bailarina
Aline Riscado, a peça analisada pelo Conar exibe a modelo segurando uma cerveja
com o número 350 ml escrito logo abaixo da bebida. Na outra mão, uma garrafa da
marca com a mensagem 300 ml. Abaixo dos seios da moça, está escrito 600 ml e,
então, a mensagem "Faça sua escolha".
Em outro cartaz, que faz parte da
mesma campanha, Aline - que interpreta a personagem Verão - exibe a garrafa de
cerveja com a mensagem "20% casa. 30% comida. 50% roupa lavada" ao
lado da modelo.
Este não é o primeiro episódio em
que campanhas da marca são alertadas pelo Conar por apelo sensual excessivo. Em
maio deste ano, o conselho julgou o vídeo "Itaipava - Sair do Mar" e
decidiu que o filme deixasse de exibido livremente e passasse a ser veiculado
apenas em canais em que haja controle de acesso para menores de 18 anos.
Segundo o UOL, a assessoria de
imprensa do conselho informou que em mais de oito mil processos julgados, nunca
houve o descumprimento de uma recomendação. O Grupo Petrópolis, dono da
Itaipava, declarou que ainda não foi informado da decisão e, por isso, não
comentou o caso.
Fonte: UOL
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