O Ministério do Turismo planejou uma grande campanha contra
a exploração sexual de crianças e adolescentes nos locais de grande circulação
de turistas. Nesta sexta-feira (14) começa a distribuição de material
publicitário nas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Salvador,
Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A campanha do
governo federal “Proteja – não desvie o olhar” estimula a população a denunciar
abusos pelo telefone, o disque 100.
Cerca de 100 mil banners, cartazes e adesivos foram enviados
às Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo. O material também chegou a
hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens e empresas de transportes. O
anúncio foi feito pelo coordenador Adelino Neto, do programa Turismo Sustentável
e Infância (TSI), ligado ao Ministério do Turismo na rede de proteção
coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da
República.
“O objetivo da campanha é estimular o cidadão a denunciar os
casos de abuso e exploração”, diz Adelino Neto. “A exploração de crianças e
adolescentes é crime tipificado pelo Código Penal e consta no Estatuto da
Criança e do Adolescente”, afirma. Segundo ele, desde 2004 o disque denúncia já
registrou mais de três milhões de reclamações.
Conscientização
Nos últimos anos, a Secretaria de Direitos Humanos registrou
um aumento do número de denúncias relacionadas a abusos cometidos contra
crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, moradores de rua e
LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Em 2012, foram 168,6 mil,
contra 96,4 mil do ano anterior, um aumento de 74,9%.
No primeiro trimestre deste ano, o disque 100 registrou 53,5
mil denúncias, o equivalente a 595 por dia, uma evidência de que a população
está se conscientizando, segundo Adelino Neto.
Além de apoiar a campanha, o Ministério do Turismo realiza,
por meio do programa TSI, ações de conscientização em períodos de grande
movimentação de turistas: uma delas ocorreu às vésperas do Carnaval. Agora
mobiliza as cidades-sede da Copa das Confederações: Salvador, Brasília,
Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em novembro, a terceira
campanha do ano terá como foco a temporada de verão.
Fonte: ASCOM MTur
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