sexta-feira, 14 de junho de 2013

Turismo lança campanha contra exploração sexual de crianças

O Ministério do Turismo planejou uma grande campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nos locais de grande circulação de turistas. Nesta sexta-feira (14) começa a distribuição de material publicitário nas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

A campanha do governo federal “Proteja – não desvie o olhar” estimula a população a denunciar abusos pelo telefone, o disque 100.

Cerca de 100 mil banners, cartazes e adesivos foram enviados às Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo. O material também chegou a hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens e empresas de transportes. O anúncio foi feito pelo coordenador Adelino Neto, do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), ligado ao Ministério do Turismo na rede de proteção coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.

“O objetivo da campanha é estimular o cidadão a denunciar os casos de abuso e exploração”, diz Adelino Neto. “A exploração de crianças e adolescentes é crime tipificado pelo Código Penal e consta no Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma. Segundo ele, desde 2004 o disque denúncia já registrou mais de três milhões de reclamações.



Conscientização

Nos últimos anos, a Secretaria de Direitos Humanos registrou um aumento do número de denúncias relacionadas a abusos cometidos contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, moradores de rua e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Em 2012, foram 168,6 mil, contra 96,4 mil do ano anterior, um aumento de 74,9%.

No primeiro trimestre deste ano, o disque 100 registrou 53,5 mil denúncias, o equivalente a 595 por dia, uma evidência de que a população está se conscientizando, segundo Adelino Neto.

Além de apoiar a campanha, o Ministério do Turismo realiza, por meio do programa TSI, ações de conscientização em períodos de grande movimentação de turistas: uma delas ocorreu às vésperas do Carnaval. Agora mobiliza as cidades-sede da Copa das Confederações: Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em novembro, a terceira campanha do ano terá como foco a temporada de verão.



Fonte: ASCOM MTur

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