Evangelho do domingo 4 Tempo
ordinário – C (Lucas 4,21-30)
Os traços do profeta são inconfundíveis. No meio de uma sociedade injusta onde os poderosos procuram o seu bem-estar silenciando o sofrimento dos que choram, o profeta atreve-se a ler e a viver a realidade desde a compaixão de Deus pelos últimos. Toda a Sua vida se converte em «presença alternativa» que critica as injustiças e chama à conversão e à mudança.
«Um grande profeta surgiu entre
nós». Assim gritavam nas aldeias da Galileia, surpreendidos pelas palavras e os
gestos de Jesus. No entanto, não é isso o que acontece em Nazaré quando se
apresenta perante os Seus vizinho como ungido como Profeta dos pobres.
Jesus observa primeiro a sua
admiração e depois a sua recusa. Não se surpreende. Recorda-lhe um conhecido
refrão: «Asseguro-vos que ninguém é profeta na sua terra». Depois, quando o
expulsam para fora da aldeia e tentam acabar com Ele, Jesus abandona-os. O
narrador diz que «abriu caminho entre eles e afastou-se». Nazaré ficou sem o
Profeta Jesus.
Jesus é e atua como profeta. Não
é um sacerdote do templo nem um mestre da lei. A Sua vida é marcada na tradição
profética de Israel. Diferentemente dos reis e sacerdotes, o profeta não é
nomeado nem ungido por ninguém. A sua autoridade provém de Deus, empenhado em
alentar e guiar com o seu Espírito o seu povo querido quando os dirigentes
políticos e religiosos não o sabem fazer. Não é casual que os cristãos se
confessem a Deus encarnado num profeta.
Os traços do profeta são
inconfundíveis. No meio de uma sociedade injusta onde os poderosos procuram o
seu bem-estar silenciando o sofrimento dos que choram, o profeta atreve-se a
ler e a viver a realidade desde a compaixão de Deus pelos últimos. Toda a Sua
vida se converte em «presença alternativa» que critica as injustiças e chama à
conversão e à mudança.
Por outra parte, quando a mesma
religião se acomoda a uma ordem de coisas injusta e os seus interesses já não
respondem aos de Deus, o profeta sacode a indiferença e o auto engano, critica
a ilusão da eternidade e absoluto que ameaça toda a religião e recorda a todos
que só Deus salva. A Sua presença introduz uma esperança nova pois convida a
pensar no futuro desde a liberdade e o amor de Deus.
Uma Igreja que ignora a dimensão
profética de Jesus e dos Seus seguidores corre o risco de ficar sem profetas.
Preocupa-nos muito a escassez de
sacerdotes e pedimos vocações para o serviço presbiterial. Porque não pedimos
que Deus suscite profetas? Não os necessitamos? Não sentimos necessidade de
suscitar o espírito profético nas nossas comunidades?
Uma Igreja sem profetas, não
correrá o risco de caminhar surda às chamadas de Deus à conversão e à mudança?
Um cristianismo sem espírito
profético, não terá o perigo de ficar controlado pela ordem, a tradição ou o
medo à novidade de Deus?
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez
Perez
Fonte: http://www.gruposdejesus.com/
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