SACERDOTISA Zenilda, na Igreja Batista Esperança, em Taguatinga, Distrito Federal. Desde 1980, ela esperava o reconhecimento do ministério feminino (Foto: Celso Junior/ÉPOCA)
Aos 22 anos, em 1980, Zenilda Reggiani Cintra concluiu um
curso de teologia ligado à Igreja Batista. A jovem sentia-se vocacionada ao
serviço religioso, mas se conteve.
O ambiente na Convenção Batista Brasileira
(CBB), segundo maior grupo evangélico do país, era restrito à participação
feminina. Zenilda passou a atuar em sua paróquia anos depois, após casar-se com
um pastor. Em 2004, os fiéis lhe concederam o título de pastora. A Ordem dos
Pastores Batistas do Brasil (OPBB), porém, não reconhecia a validade do
ministério feminino. Isso restringia a atuação das pastoras a suas comunidades
de origem, já que muitas igrejas exigiam que seus líderes fossem filiados à Ordem.
De 10.356 pastores filiados, apenas dez são mulheres. Agora, o espaço das
pastoras tende a aumentar. Em 22 de janeiro, a OPBB aprovou o ingresso de
mulheres na entidade. “A decisão da Ordem facilita o caminho para a ordenação
de outras mulheres que atendem ao chamado de Deus”, diz Zenilda.
A abertura da CBB às mulheres é importante em si mesma e
pelo que representa no cenário religioso do país. Ela é o segundo maior grupo
evangélico do Brasil, com 12.400 igrejas filiadas e cerca de 2,3 milhões de
fiéis. Além de numerosa, a Igreja Batista exerce influência sobre outros grupos
religiosos. A história dos batistas no Brasil remonta às missões americanas do
século XIX. Eles exercem influência sobre outras igrejas históricas, como a
presbiteriana e a metodista. Algumas práticas, como o batismo de adultos, e a
doutrina, que prega que a salvação é alcançada pela fé, e não por uma
predestinação divina, aproximam os batistas dos grupos pentecostais e
neopentecostais.
O papel da mulher nas
igrejas evangélicas
A Assembleia de Deus, maior denominação evangélica do país,
foi fundada por dissidentes da Primeira Igreja Batista do Pará. Antes de fundar
a Igreja Internacional da Graça de Deus, o missionário R.R. Soares frequentava
uma Igreja Batista. “Hoje, as igrejas estão em permanente diálogo. Decisões
como essa têm impacto sobre todos os grupos”, afirma Sandra Duarte de Souza,
teóloga e professora da Universidade Metodista de São Paulo. O diretor
executivo da CBB, Sócrates Oliveira de Souza, diz que, ainda nos anos 1970, a
aceitação na Igreja Batista de divorciados influenciou outras igrejas
evangélicas a fazer o mesmo.
Grande parte das religiões monoteístas do Ocidente tem ou já
teve restrições ao papel da mulher. As igrejas evangélicas e a Igreja Católica
são originárias do cristianismo primitivo. Acreditam que Jesus Cristo é filho
de Deus e seguem a Bíblia como livro sagrado. Jesus tinha mulheres entre seus
discípulos, mas escolheu 12 homens para ser seus apóstolos. O Evangelho de São
Mateus diz: “Jesus reuniu seus 12 discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar
os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. Eis os nomes dos
12 apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago,
filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o
publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas
Iscariotes, que foi o traidor”. Nenhuma mulher é citada.
O efeito Francisco
O debate mundial sobre a inclusão da mulher na alta hierarquia
dos grupos religiosos só ganhou força a partir do século XX. Foi motivado menos
por discussões de teólogos, dentro de seminários, e mais pela mobilização da
mulher para ocupar espaços iguais aos do homem. Ainda hoje o tema rende
polêmicas acesas entre os cristãos de diferentes denominações.
No artigo “Ordenação feminina: o que o Novo Testamento tem a
dizer?”, o teólogo presbiteriano Augustus Nicodemus Lopes divide as opiniões
sobre a inclusão da mulher entre “diferencialistas” (contra) e “igualitaristas”
(a favor). Os diferencialistas afirmam que homens e mulheres foram criados com
papéis distintos e que cabe ao homem exercer autoridade em casa e na igreja.
Buscam argumento em trechos da Bíblia, como a recomendação de São Paulo a
Timóteo, um dos líderes do cristianismo primitivo: “Não permito que a mulher
ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a
mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.
Segundo Lopes, a referência de Paulo à narrativa do Gênesis
para justificar a proibição à ordenação das mulheres revela a crença de que a
mulher está mais suscetível ao erro religioso. A ordenação feminina, diz Lopes,
é uma violação dos princípios que Paulo percebe na narrativa da criação do
gênero humano e na queda do homem.
Os igualitaristas são favoráveis à participação mais ativa
da mulher nas religiões, por entender que as diferenciações resultantes do
pecado original foram apagadas pelo sacrifício de Cristo. O argumento também
está embasado nas palavras de São Paulo: “Não há judeu nem grego; não há servo
nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”,
disse aos gálatas. Além de buscar nas escrituras evidências de mulheres que
ocupavam posições de destaque na igreja primitiva, como as profetisas citadas
na Bíblia ou várias mulheres lembradas por São Paulo em suas cartas às igrejas,
os defensores da ordenação de pastoras argumentam que o texto bíblico deve ser
contextualizado. Para a teóloga Sandra Duarte de Souza, os argumentos
sociológicos atuais são legítimos, mesmo numa discussão religiosa. “Os
argumentos contra as sacerdotisas só encontram acolhida hoje porque ainda
vivemos numa cultura patriarcal”, diz. “A localização do texto bíblico em seu
contexto histórico permite outras possibilidades de interpretação”, diz Breno
Martins Campos, professor de pós-graduação em religião da PUC de Campinas, São
Paulo.
No século XX, as mulheres conquistaram espaços nas
denominações evangélicas. Nas Assembleias de Deus dos Estados Unidos, a
presença das mulheres nos púlpitos foi oficializada em 1935. Nas décadas
seguintes, elas foram seguidas por metodistas, presbiterianos e luteranos. A
experiência internacional inspirou as igrejas Metodista, Evangélica de
Confissão Luterana e Presbiteriana Independente, no Brasil, a aceitar mulheres
como pastoras. Nas igrejas pentecostais e neopentecostais, foram as cantoras
gospel que mais contribuíram para aceitação do ministério feminino. A
visibilidade conquistada por cantoras como Ana Paula Valadão e Cassiane abriu
espaço para que fossem nomeadas como pastoras por suas igrejas. Depois de
Cassiane, todas as mulheres de presidentes da Assembleia de Deus Ministério
Madureira passaram a ser ordenadas compulsoriamente. Estudioso das Assembleias
de Deus, o sociólogo Gedeon Alencar diz que a prática não representa uma
inclusão real, por excluir do sacerdócio as mulheres sem laço familiar com
pastores. A teóloga Sandra discorda. Para ela, a ordenação de mulheres de
pastores ajuda a mudar as concepções sobre o papel da mulher na igreja.
Na Igreja Católica, a perspectiva da ordenação de mulheres
ainda é distante. Quando a Igreja Anglicana – denominação protestante mais
próxima dos católicos – passou a ordenar mulheres, em 1994, o papa João Paulo
II divulgou uma Carta Apostólica para reafirmar que o ministério é reservado
aos homens. O papa Francisco defende mais espaço para as mulheres no
catolicismo, mas não no sacerdócio. “Devem ser valorizadas, não
clericalizadas”, reafirma o papa, em meio a todas as suas promessas de
renovação da Igreja Católica.
Fonte: Revista Época
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