"Estou feliz, é a melhor escolha possível, ele conhece
e ama a vida simples, humilde, real, à externo ao sistema romano da Cúria.
Espero que ele aprove as reformas necessárias e uma reestruturação radical da
cúpula como primeiro sinal". O professor Hans Küng, teólogo católico,
exulta, parece falar de uma possível perestroika vaticana.
Professor Küng, o que o senhor diz a respeito?
Estou feliz. A escolha desse homem, justamente ele,
surpreendentemente, é uma verdadeira escolha de qualidade.
Isto é, ainda melhor do que os esperados papáveis
reformadores?
Sim, insisto, é a melhor escolha. Primeiro, é um
latino-americano, e estou muito feliz com isso. Não só isso: é também um
latino-americano de mente aberta. É um jesuíta, que certamente dispõe de uma
formação e preparação teológicas muito sólidas. É um homem que sempre levou uma
vida simples, não em grandes e suntuosos palácios de poder. Um homem acostumado
a andar entre os fiéis, até mesmo de pés descalços, com o báculo de pastor.
Ainda com os primeiros gestos, deu conselhos e sinais: não pediu nem buscou
aplausos triunfais, nem palavras pomposas, mas sim a oração em silêncio.
Ou seja, também é um bom começo?
Sim, justamente, um começo de sucesso com sinais certos. E,
por fim, mas não por último, acho significativa a escolha do nome: Francisco.
Pois bem, como o senhor a interpreta?
Um cardeal que, no mundo de hoje e com o pano de fundo da
grave crise da Igreja, escolhe não nomes que remetem aos seus antecessores
recentes, mas sim justamente esse nome sabe exatamente que se remete e se
referem a São Francisco de Assis. Francisco de Assis foi a alternativa ao
programa da Igreja vista e vivida como poder. Foi a antítese do maior e mais
importante papa de poder da Idade Média, Inocêncio III, que encarnava a Igreja
do poder: Francisco viveu e testemunhou a Igreja das pessoas simples, dos
pobres, dos modestos. Eu só espero que Francisco possa realmente realizar na
Igreja e na relação entre a Igreja e o mundo tudo o que certamente ele se
propõe a fazer.
Portanto, ele não é o candidato da Cúria?
Certamente não, mas sim candidato das vozes progressistas da
Igreja, incluindo os progressistas entre os cardeais alemães.
O que isso significa para a Igreja na sua profunda crise?
É a pergunta decisiva. A resposta depende de se e como ele
poderá lançar as reformas. Se e como as reformas necessárias e não feitas, que
se acumularam na Igreja de hoje, serão realizadas e se imporão, ou se, ao
invés, tudo continuará como até agora. Se o novo papa as realizar, ele
encontrará um monte de apoio, muito além do âmbito da Igreja Católica e dos
fiéis. Caso contrário, o grito "indignai-vos!" vai se espalhar até
dentro da Igreja e imporá reformas de baixo. Eu defendo as reformas guiadas de
cima, mas agora a escolha está realmente nas suas mãos. A comunidade da Igreja
não se contentará mais com belas palavras. A paciência de muitos católicos está
no fim.
O que a sua biografia permite prever?
Ela dá espaços de esperança. Eu não escondo o fato de que
ele viveu no tempo da ditadura militar argentina. Certamente não foi fácil,
assim como não foi fácil viver dignamente como fiéis na Alemanha sob o nazismo.
Muitas vezes ele foi criticado, mas certamente se explicará. O ponto não é
esse. A pergunta-chave é o que ele fará pela Igreja e pelo mundo. Se ele
realmente tem o espírito ecumênico e envolverá as outras Igrejas. Se ele
reabrir as janelas que o seu antecessor fechou, se voltar à linha de João
XXIII, então realmente será Francisco.
Quais poderiam ser os seus melhores primeiros sinais?
Como primeiro sinal, poderia escolher como secretário de
Estado não um representante do sistema romano, mas sim uma pessoa pronta para
as reformas e de espírito ecumênico: não precisa ser um cardeal, mas deve estar
pronto para realizar a reforma da Cúria. Espero que não sejam assumidos
compromissos com o partido da Cúria, do tipo "você é o papa, mas a Cúria
continua nas nossas mãos".
Considerando, também, a velocidade da eleição, esse perigo é
muito grande?
Eu não faço especulações. Eu indico cinco pontos. Primeiro,
o secretário de Estado, justamente. Segundo, o novo papa deveria substituir e
não confirmar os responsáveis dos dicastérios vaticanos. E escolher
personalidades competentes, até mesmo externas do Colégio dos Cardeais.
Terceiro, deveria introduzir a colegialidade na Cúria, constituir um gabinete
responsável por escolhas coletivas. Quarto, deveria introduzir a colegialidade
com os bispos, reativar o Conselho dos Bispos como órgão de decisão e não
somente consultivo. Quinto, deveria vigiar para que dioceses, comunidades,
fiéis individuais tenham um direito de resistência e de crítica reconhecido.
Isso está em conformidade com o Evangelho. E os católicos de todo o mundo estão
insatisfeitos com esse atraso das reformas.
Esse é o ponto mais difícil?
Veremos se ele terá a força necessária. As reformas
necessárias são conhecidas: o papel da mulher, a encíclica Humanae Vitae,
portanto a contracepção, a ordenação de mulheres, o ecumenismo com as outras
Igrejas, a abertura da Igreja aos dramas do mundo, da moral sexual na África ao
restante.
O primeiro papa não europeu refortalecerá ou enfraquecerá a
Igreja europeia em crise?
Ele só pode ajudá-la. Os problemas da Igreja, do celibato à
crise das vocações, são problemas mundiais. Busquemos ser felizes pelo fato de
um papa extraeuropeu abrir novas perspectivas.
O senhor irá buscar o diálogo e o encontro com ele?
Não é o mais importante. Ele deve se ocupar da Igreja.
Fonte: Ihu
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