Maria Madalena era a discípula favorita e a amada de Jesus. Essa relação próxima causou ciúmes entre os demais discípulos, principalmente Pedro. “Esse sentimento mostrou a rejeição ao feminino no início do cristianismo e, quem sabe, a origem do preconceito à mulher”.
Dos escritos apócrifos, um dos mais estudados e que traz
maiores revelações é o Evangelho de Maria Madalena, encontrado em Nag Hamadi,
em 1945, no Egito. Ao contrário do que a maioria dos católicos pensa, em
virtude de uma interpretação errônea das passagens evangélicas, ela não foi a
prostituta que teria ungido os pés de Jesus.
O frei Jacir de Freitas Faria explica que a vinculação de
Maria Madalena com a pecadora tornou-se um arquétipo. “O inconsciente coletivo
guardou na memória a figura de Maria Madalena como mito de pecadora redimida”,
explica. Segundo ele, existiram pelo menos três Marias Madalenas, o que teria
gerado a confusão.
Mas, então, quem é Maria Madalena? Para surpresa de muitos,
ela era uma das discípulas de Jesus e líder de uma comunidade. Segundo frei
Jacir, entre os primeiros cristãos existiam disputas pela liderança. “Havia o
grupo de Pedro, o de Tiago e também o de Maria Madalena”, salienta.
O fato mais surpreendente, no entanto, é a ligação dela com
Jesus. Segundo os escritos apócrifos, no Evangelho de Filipe, Maria Madalena
era a discípula favorita e a amada de Jesus. Considerada sua companheira, ela
recebia beijos na boca de Jesus e também os seus conhecimentos secretos.
O frei Jacir alerta sobre o significado do beijo na boca
naquela época, o qual correspondia à comunicação do espírito, ou seja, de
ensinamentos. Essa relação próxima causou ciúmes entre os demais discípulos,
principalmente Pedro. “Esse sentimento mostrou a rejeição ao feminino no início
do cristianismo e, quem sabe, a origem do preconceito à mulher”, observa.
Outro ponto destacado é a concepção de Maria Madalena sobre
o pecado. “Para ela, não existe pecado original. São os condicionamentos da
vida que criam as situações de pecado”, observa. Frei Jacir afirma que a
Igreja, no decorrer da sua história, enfocou muito o pecado original.
Para o religioso, os escritos apócrifos complementam os
textos canônicos e também explicam a presença de Maria Madalena, ao lado de
Maria, mãe de Jesus, junto à cruz, na qual o Messias foi pregado.
Em 1945, em Nag Hamadi, no alto Egito, foram encontrados, em
língua copta, os evangelhos de Tomé e de Maria Madalena. De Maria Madalena,
infelizmente, o texto está fragmentado. A presença de tantos textos fragmentados
pode ser atribuída, além de outros fatores, aos decretos e recomendações papais
solicitando o não uso desses textos pelos cristãos. É conhecido o decreto
Gelasiano (referente ao Papa Gelásio - falecido em 496), contendo uma lista de
60 livros apócrifos do Segundo Testamento, os quais os cristãos deveriam
evitar. E muitos livros apócrifos foram para a fogueira. Daí a importância de
se encontrar um livro como o de Maria Madalena, guardado e conservado por
tantos anos.
As mulheres são importantíssimas no início do cristianismo.
Entre elas, destacam-se Maria Madalena, Maria, Mãe de Jesus, Tecla, Verônica.
Nos evangelhos apócrifos sobre Maria, Mãe de Jesus, nós encontramos uma mulher
diferente da que aparece nos evangelhos canônicos. Se em Atos dos Apóstolos ela
é aquela mulher subserviente, que está junto aos apóstolos, mas que não tem
liderança, nos apócrifos ela é uma mulher que discute de igual para igual com
os apóstolos e que tem liderança entre eles. Tecla, da mesma forma, era a
companheira de Paulo na evangelização. Ela batizava. Mas logo no início do
Cristianismo a voz de Tecla foi silenciada. Tertuliano, que lutou contra o
movimento de mulheres cristãs, no ano 200 E.C., escreveu o seguinte: "...
Que elas se calem e que questionem, em casa, os seus maridos".
Quem é essa mulher? A interpretação "errônea" de
outros textos dos evangelhos chegou a identificá-la com Maria irmã de Marta,
com a mulher que ungiu Jesus e, o que é pior, com a prostituta, interpretação
que ficou mais no inconsciente coletivo. Quem não "aprendeu" que
Maria Madalena era prostituta? E como seria bom "desaprender" isso.
Tente! E você verá como é bonito descobrir o novo. É isso que está acontecendo
com as comunidades e pessoas que já estudaram o Evangelho de Maria Madalena.
Elas estão descobrindo a Maria Madalena mulher, discípula de Jesus, líder entre
os primeiros cristãos. E porque não "apóstola" e mulher que Jesus
tanto amou? É verdade que muitos também se escandalizam com testemunho dado
pelo Evangelho de Filipe o sobre o relacionamento entre Jesus e Maria Madalena:
"A companheira de Cristo é Maria Madalena. O Senhor amava Maria mais do
que todos os discípulos e a beijava freqüentemente na boca. Os discípulos
viram-no amando Maria e lhe disseram: Por que a amas mais que a todos nós? O
Salvador respondeu dizendo: Como é possível que eu não vos ame tanto quanto a
ela? (Filipe 63, 34-64,5). E em outra parte diz: "Eram três que
acompanhavam o Senhor: sua mãe Maria, a irmã dela, e Madalena, que é chamada de
sua companheira. Com efeito, era 'Maria' sua irmã, sua mãe e a sua esposa"
(Filipe 32).
Creio que podemos compreender isso olhando a cultura e a
vida de tantos outros místicos. Francisco e Clara de Assis viveram essa mesma
experiência sublime de amor.
Fonte: Entrevista com o Frei Jacir de Freitas Faria sobre os
apócrifos
INTRODUÇÃO DO EVANGELHO DE MARIA MADALENA
O Salvador disse: "Todas as espécies, todas as
formações, todas as criaturas estão unidas, elas dependem umas das outras, e se
separarão novamente em sua própria origem. Pois a essência da matéria somente
se separará de novo em sua própria essência. Quem tem ouvidos para ouvir que
ouça."
Pedro lhe disse: "Já que nos explicaste tudo, dize-nos
isso também: o que é o pecado do mundo?"
Jesus disse: "Não há pecado; sois vós que os criais,
quando fazeis coisas da mesma espécie que o adultério, que é chamado 'pecado'.
Por isso Deus Pai veio para o meio de vós, para a essência de cada espécie,
para conduzi-la a sua origem."
Em seguida disse: "Por isso adoeceis e morreis [...].
Aquele que compreende minhas palavras, que as coloque-as em prática. A matéria
produziu uma paixão sem igual, que se originou de algo contrário à Natureza
Divina. A partir daí, todo o corpo se desequilibra. Essa é a razão por que vos
digo: tende coragem, e se estiverdes desanimados, procurais força das
diferentes manifestações da natureza. Quem tem ouvidos para ouvir que
ouça."
Quando o Filho de Deus assim falou, saudou a todos dizendo:
"A Paz esteja convosco. Recebei minha paz. Tomai cuidado para ninguém vos
afaste do caminho, dizendo: 'Por aqui' ou 'Por lá', Pois o Filho do Homem está
dentro de vós. Segui-o. Quem o procurar, o encontrará. Prossegui agora, então,
pregai o Evangelho do Reino. Não estabeleçais outras regras, além das que vos
mostrei, e não instituais como legislador, senão sereis cerceados por
elas." Após dizer tudo isto partiu.
Mas eles estavam profundamente tristes. E falavam:
"Como vamos pregar aos gentios o Evangelho ao Reino do Filho do Homem? Se
eles não o procuraram, vão poupar a nós?" Maria Madalena se levantou,
cumprimentou a todos e disse a seus irmãos: "Não vos lamentais nem
sofrais, nem hesiteis, pois sua graça estará inteiramente convosco e vos
protegerá. Antes, louvemos sua grandeza, pois Ele nos preparou e nos fez homens".
Após Maria ter dito isso, eles entregaram seus corações a Deus e começaram a
conversar sobre as palavras do Salvador.
Pedro disse a Maria: "Irmã, sabemos que o Salvador te
amava mais do que qualquer outra mulher. Conta-nos as palavras do Salvador, as
de que te lembras, aquelas que só tu sabes e nós nem ouvimos."
Maria Madalena respondeu dizendo: "Esclarecerei a vós o
que está oculto". E ela começou a falar essas palavras: "Eu",
disse ela, "eu tive uma visão do Senhor e contei a Ele: 'Mestre,
apareceste-me hoje numa visão'. Ele respondeu e me disse: 'Bem aventurada
sejas, por não teres fraquejado ao me ver. Pois, onde está a mente há um
tesouro'. Eu lhe disse: 'Mestre, aquele que tem uma visão vê com a alma ou como
espírito?' Jesus respondeu e disse: 'Não vê nem com a alma nem com o espírito,
mas com a consciência, que está entre ambos - assim é que tem a visão' [...]".
"E o desejo disse à alma: 'Não te vi descer, mas agora
te vejo subir. Por que falas mentira, já que pertences a mim?' A alma respondeu
e disse: 'Eu te vi. Não me viste, nem me reconheceste. Usaste-me como acessório
e não me reconheceste'. Depois de dizer isso, a alma foi embora, exultante de
alegria."
"De novo alcançou a terceira potência, chamada
ignorância. A potência inquiriu a alma, dizendo: 'Onde vais? Estás aprisionada
à maldade. Estás aprisionada, não julgues!' E a alma disse: 'Por que me
julgaste apesar de eu não haver julgado? Eu estava aprisionada; no entanto, não
aprisionei. Não fui reconhecida que o Todo se está desfazendo, tanto as coisas
terrenas quanto as celestiais'."
"Quando a alma venceu a terceira potência, subiu e viu
a quarta potência, que assumiu sete formas. A primeira forma, trevas,; a
segunda , desejo; a terceira, ignorância,; a quarta, é a comoção da morte; a
quinta, é o reino da carne; a sexta, é a vã sabedoria da carne; a sétima, a
sabedoria irada. Essas são as sete potências da ira. Elas perguntaram à alma:
'De onde vens, devoradoras de homens, ou onde vais, conquistadora do espaço?' A
alma respondeu dizendo: 'O que me subjugava foi eliminado e o que me fazia
voltar foi derrotado..., e meu desejo foi consumido e a ignorância morreu. Num
mundo fui libertada de outro mundo; num tipo fui libertada de um tipo celestial
e também dos grilhões do esquecimento, que são transitórios. Daqui em diante,
alcançarei em silêncio o final do tempo propício, do reino eterno'."
Depois de ter dito isso, Maria Madalena se calou, pois até
aqui o Salvador lhe tinha falado. Mas André respondeu e disse aos irmãos:
"Dizei o que tendes para dizer sobre o que ela falou. Eu, de minha parte,
não acredito que o Salvador tenha dito isso. Pois esses ensinamentos carregam
idéias estranhas". Pedro respondeu e falou sobre as mesmas coisas. Ele os
inquiriu sobre o Salvador: "Será que ele realmente conversou em particular
com uma mulher e não abertamente conosco? Devemos mudar de opinião e ouvirmos
ela? Ele a preferiu a nós?" Então Maria Madalena se lamentou e disse a
Pedro: "Pedro, meu irmão, o que estás pensando? Achas que inventei tudo
isso no mau coração ou que estou mentindo sobre o Salvador?"
Depois que Levi disse essas palavras, eles começaram a sair
para anunciar e pregar.
Referência: Evangelhos gnósticos
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