Com o aumento do número de turistas no Brasil neste ano, em
função da Copa do Mundo, surge também o risco do crescimento da exploração sexual
de crianças e adolescentes.
Para reduzir esse impacto, o Conselho Nacional do
SESI e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançam, no país, a campanha
internacional Não Desvie o Olhar, que é coordenada no exterior pela rede ECPAT
(sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking – Fim da Prostituição e
do Tráfico Infantil).
No Brasil, a campanha terá veiculação a partir deste mês e
envolverá as 12 cidades-sede da Copa, junto a prefeituras, governos estaduais e
parceiros locais. O lançamento nacional será realizado amanhã (16/04), às 9h30,
no Hotel Caesar Park, em Ipanema, no Rio de Janeiro, e contará com a presença
do ex-jogador Juninho Pernambucano, do árbitro e comentarista esportivo Arnaldo
Cezar Coelho, do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli e da
representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcia Fruet.
Para alcançar os objetivos, a mensagem da campanha estará
presente no percurso principal dos turistas, nacionais e internacionais,
envolvendo, principalmente, o trade turístico que receberá os torcedores. Para
isso, contará com parceiros como a rede de hotéis Accor. Para a responsável
pela área de CSR da Accor, Antonietta Varlese, “essa iniciativa é extremamente
importante para sensibilizar os cidadãos brasileiros e estrangeiros quanto a
esse crime, alertando sobre as punições cabíveis no país e estimulando as
denúncias por meio do Disque 100”.
De aeronaves, aeroportos e hotéis, passando pelos táxis,
bares e restaurantes, lá estará o alerta “Não Desvie o Olhar”: denuncie,
proteja, vista essa camisa. Segundo Jair Meneguelli, presidente do Conselho
Nacional do SESI, a mensagem será replicada com sucesso em todo o país, não
somente pela legitimidade de seus parceiros e apoiadores, mas, sobretudo pela
forma como está sendo construída junto com a sociedade. “Esta não é uma
campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver
todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva
da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude
brasileira”, aposta Meneguelli.
A ação alertará aos turistas nacionais e estrangeiros sobre
o crime e as consequências penais para quem praticá-lo, e convocará a todos a
denunciarem a exploração sexual de crianças e adolescentes, ligando para o
Disque 100.
Segundo o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José
Fortunati, a campanha pretende aumentar a intolerância diante desse crime e
reforçar a importância da denúncia. “Combater a exploração sexual infantil e
juvenil não deve e não pode ser apenas uma meta ou um trabalho da educação,
assistencial social ou saúde. Proteger nossas crianças é um dever de todos nós
e precisamos estar atentos para denunciar sempre”, afirmou.
Sensibilizar,
mobilizar e impactar
A campanha “Não Desvie o Olhar” terá como foco três eixos
prioritários:
1. “Sensibilização”, na qual pretende despertar nos
torcedores e cidadãos o sentimento de proteção, em relação às crianças e aos
adolescentes brasileiros, e de indignação frente à exploração sexual.
2. Para mobilizar a sociedade, o segundo eixo “Convocação”
incentivará o cidadão a denunciar o crime, por meio do Disque 100.
3. Pouco antes e durante a Copa, o eixo “Repressão” deixará
claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que será
punida. Esse eixo destaca a intolerância em relação ao crime e reforça a
importância da denúncia.
Os eixos serão desenvolvidos de abril a julho de 2014 e
impactarão o público principalmente nas cidades-sede da Copa, em pontos
estratégicos de trânsito dos torcedores nacionais e estrangeiros, tais como:
táxis, hotéis, bares, restaurantes, aeroportos e aeronaves, estradas e demais
meios de maior penetração e afinidade com o público.
Além do Brasil, a campanha também será veiculada em 16
países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França,
Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia,
Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.
Para mais informações sobre a campanha, acesse:
www.naodesvieoolhar.fnp.com.br |
www.facebook.com/naodesvieoolhar
Fonte:www.maxpressnet.com.br
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