A primeira e mais fundamental dimensão é a mudança de ênfase na própria tradição católica que passou da pessoa sexual considerada primordialmente como pessoa procriadora para a pessoa sexual considerada primordialmente como pessoa relacional.
"Extraindo percepções da tradição católica, da
Escritura, das disciplinas seculares do conhecimento moral e da experiência
humana, há seis dimensões fundamentais da antropologia católica renovada no
livro A pessoa sexual", explicam os teólogos Todd Salzman e Michael
Lawler, professores do departamento de Teologia de Universidade Creighton, nos
Estados Unidos. Eles são os autores do livro A pessoa sexual (original inglês:
The sexual person), publicado pela Editora Unisinos, 2012.
Em entrevista concedida à revista IHU On-Line, os teólogos
descrevem as seis dimensões fundamentais da antropologia expostas no livro.
"A primeira e mais fundamental dimensão é a mudança de
ênfase na própria tradição católica que passou da pessoa sexual considerada
primordialmente como pessoa procriadora para a pessoa sexual considerada
primordialmente como pessoa relacional.
A segunda dimensão, que extrai percepções das ciências
biológicas e sociais, é uma mudança na percepção da orientação heterossexual
como normativa e a orientação homossexual ou bissexual como “objetivamente
desordenada” – como ensina o magistério –, que passou para a concepção da
orientação sexual – heterossexual, homossexual ou bissexual – como dimensão
intrínseca da pessoa sexual e, portanto, “objetivamente ordenada” para a pessoa
heterossexual, homossexual ou bissexual, respectivamente.
Na descrição do magistério, a complementaridade sexual
aponta para o matrimônio heterossexual como o relacionamento sexual estável
exclusivo entre um homem e uma mulher.
A quinta dimensão expande a descrição da complementaridade
sexual por parte do magistério indo além do casamento heterossexual entre homem
e mulher e postulando um desejo fundamental de complementaridade holística na
pessoa sexual ao integrar a orientação sexual como uma dimensão intrínseca da
antropologia sexual. A complementaridade holística inclui a orientação sexual,
a complementaridade pessoal e biológica e a integração e manifestação de todas
as três na pessoa sexual.
Segundo os teólogos, "a conclusão normativa que se
segue dessas seis dimensões antropológicas da pessoa sexual é a seguinte:
alguns atos homossexuais e heterossexuais, aqueles que cumprem as exigências de
complementaridade holística e amor justo, são verdadeiramente humanos e morais;
e alguns atos homossexuais e heterossexuais, aqueles que não cumprem as
exigências de complementaridade holística e amor justo, não são verdadeiramente
humanos e são imorais".
Fonte: ihu
Nenhum comentário:
Postar um comentário