Etty
Hillesum compreendeu que Deus não é responsável diante de nós pelos eventos
históricos. Nós somos responsáveis
diante de Deus pelas maneiras pelas quais traímos o dom divino e sua presença.
Por Mª Clara Bingemer
O mundo celebrou discretamente
uma data importante em termos de reafirmação da fé na espécie humana. Há ocasiões em que é possível constatar a
identidade deste ser que tem tantas coisas semelhantes a qualquer dos mamíferos,
mas a quem foi dado um dom único por parte do Criador: a alma, o espírito. Por isso, mesmo em meio ao mais absurdo
horror, o ser humano – embora seja capaz das mais atrozes crueldades – pode
fazer gestos e ter atitudes de uma nobreza que cala as palavras e nos leva a curvar
a cabeça em reverente silêncio.
É este o
caso de Etty (Esther Hillesum), cujo centenário ocorreu em 15 de janeiro
último. Nascida em 15 de janeiro de 1914
em Deventer, Holanda, filha de um professor de línguas clássicas e de uma judia
russa que quando terminou a escola instalou-se em Amsterdam, na casa de um
viúvo aposentado, seu patrão e que se tornou também amante. Mulher extremamente atraente por sua
inteligência, personalidade e profundidade de espírito, Etty exercia grande
fascínio sobre os homens e, além do velho Hans, teve muitos outros namorados.
Foi em
Amsterdam que conheceu o amor de sua vida, o psicólogo discípulo de Jung,
Julius Zíper, que sendo judeu como ela e homem de fé, abriu-lhe as portas dos
caminhos da oração. Etty Hillesum
começou a rezar, a falar com Deus, e em pouco tempo havia mergulhado tão fundo
na experiência espiritual que começou a receber graças místicas das quais se
tem notícia na história das religiões apenas com relação a pessoas muito especiais.
A bela
experiência de amor por Spier e por Deus começou a desenvolver-se em meio às
restrições crescentes impostas aos judeus pelos nazistas na Holanda. Após um
tempo relativamente breve, Etty decidiu apresentar-se voluntariamente no campo
de Westerbork como assistente social. Seus diários indicam que estava
convencida de só poder ser fiel a si mesma se não abandonasse os que se
encontravam em perigo e se usasse sua energia para trazer vida às vidas dos
outros; ser um bálsamo para as feridas deles.
O futuro bem próximo mostraria que ela não seria eximida da sorte de seu
povo.
Chegou a
Westerbork justamente no momento em que
as deportações para Auschwitz estavam começando. Para mais de cem mil judeus, Westerbork era a
última parada antes de Auschwitz. Entre
agosto de 1942 e setembro de 1943, Etty Hillesum empregou seu tempo mantendo
seu diário, escrevendo cartas e cuidando dos doentes no hospital do campo.
Sendo, enfim, “o coração pensante das barracas do campo”.
Na medida em que a vida de Etty Hillesum
se revela e manifesta, pode-se testemunhar o processo de gradual superação da
inclinação de encontrar consolo e alívio em ilusões, fantasias, na direção de
ideais ou verdades eternas através da mediação da mais dura realidade. Ela se dá uma e outra vez ao real, ao fato,
àquilo que é concreto e particular: pessoas individuais, encontros,
eventos. Ela gradualmente aceita sua
situação extremamente limitada na vida e assim fazendo a transforma. Esta progressiva auto aceitação ocorre a um
grau tal que ela realiza e aceita a habitação da divindade em seu
interior. Ela olha a vida de frente e
reconhece que se deve aceitar as coisas como elas são.
Mas ao
mesmo tempo recusa-se a deter-se na tristeza e desânimo consigo própria e os
outros. Seus olhos pousaram naqueles que personificariam a destruição de si
mesma e de seu povo, e com aguda inteligência descreve sua covardia e
temeridade mascaradas de bravura e poder.
Com o olhar iluminado pela Verdade contemplada, vê diretamente através
do autoengano pelo qual foram cegados os carrascos do povo de Israel. São os
próprios nazistas que estão presos pelas cercas de arame farpado. Não seus prisioneiros.
No
dia 30 de novembro de 1943, o bálsamo que era a vida de Etty Hillesum foi
derramado nas câmaras de gás e fornos crematórios de Auschwitz em solidariedade
com seu próprio povo, e com milhões de outros seres humanos. Ela compreende que
Deus não é responsável diante de nós pelos eventos históricos. Nós somos responsáveis diante de Deus pelas
maneiras pelas quais traímos o dom divino e sua presença. Seu “insight” mais significativo pertence à
vulnerabilidade da vida divina e é o pino da dobradiça que mantém juntas as
várias ambiguidades e paradoxos de sua vida interrompida.
Esta mulher
judia jovem, inteligente, bonita e brilhante é capaz de fazer a passagem dos
prazeres imediatos da vida aos maiores sacrifícios por causa do amor e da
solidariedade que sentia para com seu povo.
E fazer isto com alegria, gratidão e uma profunda e espiritual
consciência, sem o menor laivo de amargura, capaz de ver beleza na desolação
mortal do campo, indo para Auschwitz cantando com sua família e apreciando em
meio ao horror do campo os elementos da natureza, a água que corre, o aroma das
flores. E sentir-se rica e agraciada,
mesmo sendo obrigada a enfrentar e suportar uma morte certa e injusta.
Já em seus últimos escritos, lemos o que Etty escreve,
resumindo seus sentimentos em tão grave e definitivo momento: «Gostaria muito
de viver como os lírios do campo. Se as pessoas entendessem esta época, seriam
capazes de aprender com ela a viver como os lírios do campo».
Autor: Mª Clara Bingemer
Fonte: amaivos.uol.com.br
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