Na questão de gênero,
o quanto a TV (e a mídia em geral) sexualiza e expõe os corpos femininos? Será
que ela contribui para a violência contra a mulher? A publicidade opera na
lógica do desejo, desejo que também vem associado à sexualidade. Anúncios
expõem sim corpos femininos como objetos.
Por Heloísa Buarque de Almeida
Pesquisar mídia sempre nos leva a refletir sobre qual seu
real poder. O que pode a televisão? O quanto ela mudou o Brasil? – são
perguntas que sempre se faz no caso brasileiro.
Sim, é possível afirmar que a mídia tem relação com mudanças
sociais e de comportamento, mas isso não quer dizer que ela é todo-poderosa
apenas. Por um lado, é preciso lembrar o contexto social e cultural dos
espectadores, que individualmente, na sua interação com a TV, podem se
encantar, mas também fazer críticas ou discordar do seu conteúdo. Tudo depende
do contexto social e cultural em que ele ou ela vive, suas informações
anteriores. Por isso, é mais difícil achar a "resistência" ou a
reflexão distanciada nas crianças, que por vezes ainda não têm informação
suficiente para entender e criticar a forma como são afeitos certos programas,
ou os anúncios excessivos em meio aos programas infantis.
Assim, é preciso lembrar que a mídia tem um poder de
persuasão e de criar novos comportamentos. Não fosse assim, não teríamos tantos
anúncios na TV. No caso brasileiro, a TV aberta (e também a TV paga) precisa
dos anunciantes para se sustentar. O que uma TV vende é exatamente seus
espectadores, sob a forma de números do Ibope. Nesse sentido, como no Brasil
privilegiou-se um modelo de TV comercial (uma empresa privada, por oposição à
TV pública), essa televisão baseou-se em uma estrutura comercial que é
sustentada por anunciantes.
Quando acompanhamos a presença da TV no Brasil, percebemos
como desde os anos 1970 ela foi uma força que impulsionou o consumo, levando
para todos os cantos do país um estilo de vida urbano e consumista. A TV
influencia a sociedade naquilo que é mais repetitivo e exibido de modo
constante ao longo do tempo – as pessoas não mudam seu comportamento ou sua
visão de mundo por causa de algo a que assistiram uma só vez. Elas ganham
desejos de comprar muitos produtos porque são tantos os anúncios, e sua
presença é constante e cotidiana. No entanto, não é só o desejo de comprar
criado pelos anúncios, a TV incentiva o consumo também pela forma como mostra a
vida urbana, repleta de bens, modas, produtos industrializados. Basta ver uma telenovela.
E na questão de gênero, o quanto a TV (e a mídia em geral)
sexualiza e expõe os corpos femininos? Será que ela contribui para a violência
contra a mulher? A publicidade opera na lógica do desejo, desejo que também vem
associado à sexualidade. Anúncios expõem sim corpos femininos como objetos.
Mais do que isso, os programas e os anúncios influenciam as nossas categorias
de gênero, afetam e transformam nossa visão sobre aquilo que julgamos
apropriados a homens e mulheres. Se olharmos os programas de TV de mais
audiência (como as novelas, programas de auditório, futebol, telejornais, entre
outros) veremos que formas e categorias masculinas e femininas são promovidas
pela TV. Mulheres seminuas e sensuais que dançam nos programas de auditório
(desde o Chacrinha) e são usadas em muitos anúncios (como os de cerveja),
promovendo uma sexualização dos corpos femininos, convivem com anúncios e
novelas que mostram o tipo feminino da mãe moderna que trabalha fora. Se
observamos como os anúncios de produtos de limpeza, eletrodomésticos, alimentos
semiprontos são dirigidos às mulheres, vemos que se reforça um ideal de mulher
que trabalha fora, tem que dar conta de toda a família, e nunca se questiona a
divisão sexual do trabalho doméstico. Não é à toa, portanto, que o ideal de
feminilidade no Brasil é a super mulher: que trabalha fora, mas dá conta da
casa (limpa, cozinha, passa a roupa), cuida dos filhos, trabalha fora, e ainda
por cima tem que ser linda, sexy e sensual para o seu marido! Tipo ideal
inatingível que sobrecarrega as mulheres que trabalham (fora ou dentro de casa)
com todas as tarefas da casa e dos filhos, e ainda demanda que ela seja linda,
magra, elegante e sensual. Esse é um tipo promovido pela mídia, muito
repetitivo há algumas décadas e que se tornou um ideal cultural, um padrão de
feminidade. Aqui sim, vê-se o poder que a mídia tem.
Ainda que sejamos bombardeados com essa mesmice, é possível
refletir, e questionar esses modelos. É possível não levar tão a sério o padrão
de beleza – magro, jovem, brancos de cabelos lisos – e ter um olhar crítico
sobre a mídia.
Fonte: Revista Sesc TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário