Mais uma vez assistimos estarrecidas "a avaliação
doutrinal” ou a chamada de atenção ou a punição dirigida pela Congregação da
Doutrina da fé para quem, segundo ela, foge da observância à correta doutrina
católica. Só que agora não apontaram o dedo acusador para uma pessoa, mas para
uma instituição que congrega e representa mais de 55.000 religiosas
norte-americanas. Trata-se da Conferencia Nacional das Religiosas conhecida
pela sigla LRWC – Conferência da Liderança Religiosa Feminina. Estas religiosas
ao longo de sua história desenvolveram e ainda desenvolvem uma missão educativa
ampla em favor da dignidade de muitas pessoas e grupos dentro e fora dos
Estados Unidos.
A maioria dessas mulheres pertencentes a diferentes
congregações nacionais e internacionais além de sua formação humanista cristã
são intelectuais e profissionais nas várias áreas do conhecimento. São
escritoras, filósofas, biólogas, sociólogas, advogadas, teólogas e têm um vasto
currículo e reconhecida competência nacional e internacional. São igualmente
educadoras, catequistas e ativistas em direitos humanos. Em muitas situações
foram capazes de expor sua vida em favor de injustiçados ou se opor a
comportamentos graves assumidos pelo governo norte-americano. Tive a honra de
conhecer algumas delas que foram presas porque se colocaram na linha de frente
das manifestações para o fechamento da Escola das Américas, instituição do
governo norte-americano que prepara militares para atuarem em nossos países de
forma repressiva e cruel. Estas religiosas são mulheres de reflexão e ação com
uma longa história de serviços não apenas em seu país, mas em muitos outros.
Hoje estão sob suspeita e sob tutela do Vaticano. São criticadas por discordar
dos bispos considerados "os autênticos mestres da fé e da moral”.E mais,
são acusadas de serem partidárias de um feminismo radical, de desvios em
relação à doutrina católica romana, de cumplicidade na aprovação das uniões
homossexuais e outras acusações que chegam a nos espantar dado o seu
anacronismo. O que seria um feminismo radical? Quais seriam suas manifestações
reais na vida das congregações religiosas femininas? Que desvios teológicos
estariam as religiosas vivendo? Estaríamos nós mulheres sendo vigiadas e
punidas por não conseguirmos mais ser fiéis a nós mesmas e à tradição do
Evangelho por intermédio de uma cega sujeição à ordem hierárquica masculina?
Estariam os responsáveis das Congregações vaticanas alheios à grande revolução
mundial feminista que tocou todos os continentes e inclusive as congregações
religiosas?
Muitas mulheres religiosas nos Estados Unidos e em outros
países são de fato herdeiras, mestras e discípulas de uma das mais
interessantes expressões do feminismo mundial, sobretudo do feminismo teológico
que se desenvolveu nos Estados Unidos a partir do final da década de 1960. Suas
idéias originais, críticas e posturas libertárias permitiram uma nova leitura
teológica que por sua vez pode acompanhar os movimentos de emancipação das
mulheres. Dessa forma puderam contribuir para repensar nossa tradição religiosa
cristã para além da invisibilização e opressão das mulheres. Criaram igualmente
espaços alternativos de formação, textos teológicos e celebrativos para que a
tradição do Movimento de Jesus continuasse a nutrir nosso presente e não fosse
abandonada por milhares de pessoas cansadas com o peso das normas e das
estruturas religiosas patriarcais.
Que atitudes tomar diante desse anacronismo e violência
simbólica das instâncias curiais e administrativas da Igreja Católica Romana?
Que pensar de seu referencial filosófico rígido que assimila o melhor do ser
humano ao masculino? Que dizer de sua visão antropológica unilateral e misógena
a partir da qual interpretam a tradição de Jesus? Que pensar desse tratamento
administrativo/punitivo a partir do qual se nomeia um arcebispo para rever,
orientar e aprovar decisões tomadas pela Conferência de Religiosas como se
fôssemos incapazes de discernimento e lucidez? Seríamos acaso uma empresa
capitalista multinacional em que nossos "produtos” deveriam obedecer aos
ditames de uma linha de produção única? E para mantê-la devemos ser controladas
como autômatos pelos que se consideram os donos e guardiões da instituição?
Onde fica a liberdade, a caridade, a criatividade histórica, o amor sororal e
fraternal?
Ao mesmo tempo em que
a indignação toma conta de nós, um sentimento de fidelidade à nossa dignidade
de mulheres e ao Evangelho anunciado aos pobres e marginalizados nos convida a
reagir a mais esse ato de repugnante injustiça.
Não é de hoje que os prelados e funcionários da Igreja agem
com dois pesos e duas medidas. Por um lado as altas instâncias da Igreja
Católica Romana foram capazes de acolher de novo para seu seio os grupos de
extrema direita cuja história nociva, sobretudo a jovens e crianças é
amplamente conhecida. Penso especialmente nos Legionários de Cristo de Marcial
Maciel (México) ou nos religiosos de Monsenhor Lefevre (Suíça) cuja
desobediência ao papa e os métodos coercitivos de fazer discípulos é
testemunhada por muitos. Essa mesma Igreja institucional acolhe os homens que
lhes interessa por seu poder e repudia as mulheres que deseja manter submissas.
Com sua atitude as expõem a críticas ridículas veiculadas até por mídias
religiosas católicas de má fé. Dessas mulheres os prelados parecem reconhecer
formalmente algum mérito quando suas ações se referem àquelas tradicionalmente
exercidas pelas religiosas nas escolas e nos hospitais. Mas somos apenas isso?
Sabemos bem que em nenhum momento nos Estados Unidos se levantou a menor
hipótese de que essas religiosas teriam violentado jovens, crianças e anciãos.
Nenhuma denúncia pública maculou sua imagem. Delas não se falou que se aliaram
a grandes bancos internacionais em benefício próprio. Nenhuma denúncia de
tráfico de influencias, de troca de favores para guardar o silencio da
impunidade. E mesmo assim nenhuma delas foi canonizada e nem beatificada pelas
autoridades eclesiásticas como o fizeram em relação a homens de poder. O
reconhecimento dessas mulheres vem das muitas comunidades e grupos cristãos ou
não, que partilharam a vida e os trabalhos com muitas delas. E estes grupos com
certeza não se calarão diante dessa "avaliação doutrinal” injusta que
também os toca diretamente.
Plagiando Jesus no seu Evangelho ouso dizer: "Tenho
pena desses homens” que não conhecem as contradições e as belezas da vida de
perto, que não deixam seu coração vibrar às claras com as alegrias e os
sofrimentos das pessoas, que não amam o tempo presente, que ainda preferem a
lei estrita à festa da vida. Apenas aprenderam as regras fechadas de uma
doutrina fechada numa racionalidade já ultrapassada e a partir dela julgam a fé
alheia e especialmente as mulheres. Pensam talvez que Deus aprova e se submete
a eles e às suas elucubrações tão distantes dos que têm fome de pão e de
justiça, dos famintos, dos abandonados, das prostituídas, das violentadas e
esquecidas. Até quando teremos que sofrer sob seu jugo? Que posturas nos
inspirará o "Espírito que sopra onde quer” para continuarmos fiéis à VIDA
em nós?
Às queridas irmãs norte-americanas da LWRC meu
agradecimento, carinho e solidariedade. Se vocês estão sendo perseguidas pelo
bem que fazem provavelmente seu trabalho produzirá abundantes e bons frutos.
Saibam que com vocês mulheres religiosas de outros continentes não permitiremos
que calem nossa voz. Mas, se calarem por um decreto de papel, nós faremos dele
uma razão a mais para seguirmos lutando pela dignidade humana e pela liberdade
que nos constitui. Seguiremos de muitas maneiras anunciando o amor ao próximo
como a chave da comunhão humana e cósmica presente na tradição de Jesus de
Nazaré e em muitas outras, embora de formas diferentes. Continuaremos juntas a
tecer para o nosso momento histórico mais um pedaço da vasta história da
afirmação da liberdade, do direito de ser diferente e de pensar diferente e
tudo isso tentando não ter medo de ser feliz.
Fonte: adital
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