Esta campanha tem o objetivo de sensibilizar, envolver e
mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Tem o
laço branco como símbolo e como lema: jamais cometer um ato violento contra as
mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Começou o dia 20, Dia da Consciência Negra, e vai até o dia 10 de dezembro, os 16 dia de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A Campanha, de alcance mundial, tem o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres em qualquer parte do planeta.
Lançada em 1991, a Campanha foi fundada por mulheres de
diferentes países reunidas pelo Centro
de Liderança Global de Mulheres(Center for Women’s Global Leadership - CWGL).
Esse período foi escolhido, pois abarca datas importantes na luta das mulheres,
como o 25 de novembro, o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres,
e o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Além dessas datas, também existe o dia 6 de dezembro, que é marcado pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres, e tem como marca política a Campanha do Laço Branco, que foi implementada mundialmente.
Além dessas datas, também existe o dia 6 de dezembro, que é marcado pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres, e tem como marca política a Campanha do Laço Branco, que foi implementada mundialmente.
Histórico - A Campanha surgiu a partir de um triste
episódio. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine)
invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá.
Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala,
permanecendo somente as mulheres. Gritando: "você são todas
feministas!?", ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14
mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na
qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a idéia de ver
mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público
masculino. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país. Assim, um grupo
de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que
cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam
essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema:
jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente
a essa violência. Foi então lançada a primeira Campanha do Laço Branco (White
Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Nas duas
últimas décadas, a Campanha já foi implementada em diferentes países: na Ásia
(Índia, Japão e Vietnã), Europa (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca,
Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Portugal), África (Namíbia, Quênia,
África do Sul e Marrocos), Oriente Médio (Israel), Austrália e Estados Unidos.
No Brasil, o lançamento oficial da Campanha foi realizado em 2001.
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