A campanha tem como objetivo principal prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes durante a Copa das Confederações, que acontece em 2013, e a Copa do Mundo, que acontece em 2014, ambas no Brasil. A intenção é seguir com as atividades da campanha nas cidades-sede até o fim dos dois grandes eventos.
A Rede Ecpat Brasil, o Comitê Nacional de Enfrentamento à
Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o Coletivo Mulher Vida
lançaram na última sexta-feira (31) a "Campanha ANA” – Conectad@s por uma
Copa sem Violência Sexual. A iniciativa, que busca envolver adolescentes
brasileiros no combate à violência sexual no contexto de grandes eventos como a
Copa do Mundo de Futebol, foi divulgada virtualmente por meio das redes sociais
twitter e facebook.
Outro intuito é fortalecer o protagonismo adolescente no
enfrentamento à violência sexual, torná-los sujeitos ativos nesse processo e
ouvir suas demandas enquanto parcela da sociedade vulnerável ao abuso e à
exploração sexual. Redes, coletivos e organizações juvenis também serão
fortalecidos e potencializados para que possam agir como disseminadores de
informações para outros jovens.
"Existem no Brasil várias campanhas de combate à
violência sexual de crianças e adolescentes, mas são poucas as que os envolvem
diretamente. Na Campanha-ANA o diferencial é que se quer envolver, mobilizar e
articular os adolescentes no debate a este tema”, esclareceu Lívia Rodrigues,
assessora de Mobilização da Campanha.
Lívia assegurou que já no dia do lançamento houve grande
adesão à iniciativa. Com o passar dos dias, a intenção é divulgar ainda mais
para que a campanha chegue ao conhecimento de milhares de adolescentes de todo
o Brasil. "Já no primeiro dia de campanha houve matérias em jornais e uma grande
participação no twitter, com muitas pessoas retuitando a hashtag #ConheçaANA,
lançada para divulgar a campanha”, disse.
As atividades da Campanha ANA serão basicamente realizadas
por meio das redes sociais, de um blog e de um boletim informativo quinzenal.
Lívia explica que o conteúdo destes boletins será mais aprofundado, apesar
disso será mantida uma linguagem simplificada voltada aos adolescentes. Os
interessados em recebê-lo podem deixar o e-mail no blog ou no facebook da
Campanha. Serão realizados também dois chats com especialistas para que os
adolescentes interajam e tirem suas dúvidas.
Outra ação que acontece no marco da Campanha é o seminário
‘Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual – Campanha
ANA’, marcado para 22 e 23 de outubro, no Centro de Convenções de Olinda,
Pernambuco. O encontro terá abrangência nacional e contará com a participação
de adolescentes e especialistas para debater participação juvenil no
enfrentamento à violência sexual.
O nome da campanha, ‘Ana’, batizará também uma personagem
que estará inserida em todas as ações virtuais. Ela tem 12 anos, estuda em uma
escola pública e mora no município de São Lourenço da Mata, onde está sendo
construído o estádio onde acontecerão os jogos da Copa em Pernambuco. A
adolescente não terá computador, mas passeará pelas redes sociais, pelo blog e
pelos chats em uma lan house oferecendo informações, levantando questionamentos
e dividindo conhecimentos com adolescentes de todo o Brasil.
Para conhecer mais a Campanha, acesse:
http://anamovimento.blogspot.com.br/, Twitter: https://twitter.com/campanhaanae
Facebook: Campanha Ana.
As cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol são: Fortaleza
(CE), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Rio de
Janeiro (RJ), São Paulo (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF)
e Porto Alegre (RS).
Fonte: Adital
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