terça-feira, 12 de junho de 2012

Sobre o amor...


O amor não é algo que possamos produzir, provocar ou instituir. Acontece para além de nós, antes de nós, sem nosso concurso e mesmo apesar de nós. E tudo transforma: nossa maneira de ver o mundo, de perceber as coisas e as pessoas, de conhecer.


Maria Clara  L. Bingemer
Com a proximidade do Dia dos Namorados, é irresistível a tentação de falar sobre o amor. Tema tão eterno quanto desgastado; tão desafiante quanto banalizado; tão indispensável quanto tantas vezes sentido como supérfluo.
No entanto, o amor, mais que qualquer outra palavra ou conceito, sempre está de volta.  E o que o faz tão fascinante e capaz de atrair nossa atenção é o fato de que sempre nos escapa.  Não conseguimos circunscrevê-lo nem tampouco esgotá-lo, cerceá-lo em uma definição qualquer. E isso porque o amor é maior do que nós.
 O amor não é algo que possamos produzir, provocar ou instituir.  Acontece para além de nós, antes de nós, sem nosso concurso e mesmo apesar de nós. E tudo transforma: nossa maneira de ver o mundo, de perceber as coisas e as pessoas, de conhecer. De qualquer ângulo a partir do qual olhamos uma coisa ou um evento ou uma pessoa, estamos sempre no centro.  Tudo é visto e percebido sob o meu ponto de vista.
 No entanto, quando o amor acontece em nossa vida, o “eu” não está mais no centro.  O centro é o outro, o bem amado ou bem amada.  E o centro nunca mais serei eu, mas sempre ele, ou ela.  Na verdade, o amor faz com que de repente nos percebamos no lugar de outro, sentindo com e por ele ou ela.  É uma experiência que nos faz sentir-nos habitados por uma presença, como dizia Santo Agostinho, “mais íntima a mim do que eu mesmo”.
A tal ponto isto é verdade que, quando ama, o “eu”, ao querer estar consigo, tem que estar onde o outro bem amado está.  Está totalmente descentrado.  E neste momento não são apenas seus sentidos, ou sua razão que o ajudam.  O “eu” se sente totalmente desamparado, justamente porque percebe que nem os sentidos nem a razão o ajudam.
Pensar ou sentir sensorialmente não o ajudam mais nem lhe dão segurança sobre si mesmo.  Ao invés, para sentir-se vivo, humano, pleno, o “eu” necessita não exercitar sua capacidade de pensar, mas sentir-se pensado por outro.  E também querido, amado por outro.  A partir do momento em que experimenta essa alteridade que o constitui como pessoa, percebe-se total e radicalmente modificado em sua percepção do mundo inteiro, de si mesmo e da vida em geral.
Até então autônomo (ou seja, dono de si mesmo), o “eu “passa a ser heterônomo (ou seja, perdido a si mesmo, regido e guiado e determinado pelo outro. É então que os parâmetros se rompem: o da igualdade, o da simetria.  A lógica da troca, dos direitos e deveres está estilhaçada, pois o amor tem o poder de inaugurar outra lógica: a lógica da graça e da gratuidade.  É, em suma, a lógica do dom.
É apenas quando entra nesta lógica que o ser humano aproxima-se do ponto a partir do qual poderá ser digno deste nome.  Pois, enquanto o que impera é a lógica da troca, do mérito, dos sentidos despertos, ainda não se entrou naquilo que traz o selo da originalidade e que faz a criatura humana imagem e semelhança do Criador.
Pois, o que distingue o Criador senão o fato de que amou primeiro?  Quem é Deus senão Aquele que decidiu amar sem razão e em primeiro lugar, antes de qualquer sinal do bem amado de que responderia ou corresponderia a seu infinito amor? Deus ama aquilo que ainda não existe.  E o amor cria, faz do nada vida, faz existir.  Assim também pelo amor o ser humano de certa forma “cria”, traz o outro à existência.  A mais insignificante das criaturas é infinitamente valiosa e única aos olhos do amante, que a faz existir como bem amada, querida e desejada.
Entrar nesta lógica de desequilíbrio e gratuidade é uma ousada aventura.  Porém, é a única coisa que nos faz verdadeiramente humanos.  Pois, só aí estaremos refletindo, como um espelho, o Amor infinito que nos amou primeiro e que nos fez existir.  Porque existimos, podemos amar, desde que consintamos em entrar na lógica inenarrável e fascinante do amor.
O namoro pode ser, portanto, poderoso e fecundo aprendizado para o verdadeiro amor. Se souber resguardar-se da “liquefação“ viscosa que infecta todas as relações hoje em dia, poderá ser um sadio e amplo laboratório para o exercício do dom, da gratuidade, da entrega, do perdão, do serviço e de todas as formas que a humanidade inventou ao longo de sua história.
Pois, o maior dom é o próprio amor.  E quando este dom acontece, doador e receptor passam a segundo plano.  Só fica, resplandecente, o próprio amor que a cada minuto se reinventa e por isso reafirma em alto e bom som que a vida tem a última palavra. 


* Maria Clara Lucchetti Bingemer, professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, é autora de 'A argila e o Espírito — Ensaios sobre ética, mística e poética' (Ed. Garamond), entre outros livros.  
Fonte: Jornal do Brasil


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