Este estudo reflete sobre a
representação da figura feminina nos meios de comunicação, especificamente por
meio das telenovelas brasileiras. Segundo a autora, muitas vezes elas constroem
personagens femininas estereotipadas que reforçam a dominação masculina, mas
existem brechas significativas para abordar temáticas contra-hegemônicas.
Esse
é o caso da personagem Clara da novela “Em Família”, analisado no estudo, que
abre espaço para discutir as relações lésbicas.
A qual pergunta a pesquisa
responde?
A pesquisa teve por objetivo
refletir sobre a construção da figura da mulher operada pelos meios de
comunicação, através de um dos seus produtos culturais, a telenovela
brasileira. Será que a telenovela coloca a mulher em termos estereotipados ou,
para além disso, garante um lugar de fala a elas?
Por que isso é relevante?
Muitos acreditam que a mulher
brasileira só tem espaço na mídia com suas bundas e em comercial de cerveja. De
fato, essa objetificação existe e não só para a cerveja. Vai desde a pasta de
dente até o gorrinho de dormir. Mas a telenovela, pelo que percebemos, pode ir
– como tem ido – além disso. Assim, observando algumas telenovelas, formulamos
a seguinte ideia: não existe invisibilidade midiática no que se refere à
mulher, mas sim uma visibilidade que é construída através de estereótipos que
preservam a manutenção da dominação masculina. Ou seja, no que concerne à
mulher, acreditamos que a mídia representa, ao seu modo, a sua figura. Isso
implica dizer que a constrói, sim, em cima de estereótipos mas que nem sempre
essas construções são negativas. Como é o caso da personagem Clara da novela da
Globo “Em Família”. De modo que consideramos importante pesquisar sobre quais
são as concepções e consequências das articulações da mídia no que diz respeito
à figura da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário